PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA- ENSINO MÉDIO
1. Justificativa
A Sociologia busca compreender a sociedade, sua gênese e transformação como um processo aberto, ainda que historicamente condicionado e os múltiplos fatores que nelas intervém, como produtos das contradições que alimentam a ação humana; a si mesmo como protagonista agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica da conflitualidade dos interesses dos diferentes grupos sociais. Diz-se que a Sociologia Compreender o papel histórico das instituições de poder e dominação associando-as às práticas das diferentes classes, estamentos, grupos e atores sociais, aos princípios éticos e culturais que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, a justiça e a distribuição dos benefícios econômicos no sentido de uma interpretação crítica do progresso civilizatório e da realização da liberdade e igualdade humana.
Assim, ela pode se voltar para entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, considerando o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção, para o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
Desse modo, compreender a importância do ensino da Sociologia no Ensino Médio é entendê-la como um conhecimento que contribui para a formação do aluno. Cabe a ela traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, indignação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
2. Objetivos
- Compreender o surgimento da Sociologia e sua relevância para a compreensão do comportamento humano ao longo da história.
- Identificar os diferentes modelos de análise social que caracterizam os principais autores da Sociologia.
- Relacionar as principais teorias sociológicas com os elementos da realidade
- Identificar a função do Estado nos diferentes contextos históricos e sociais
- Relacionar ideologias e modelos de pensamento social com as diferentes estruturas e modelos de Estado presentes na história.
- Perceber a presença do Estado no cotidiano da sociedade contemporânea.
- Identificar e criticar determinadas práticas que ocorrem dentro do estado e que não estão a serviço do bem comum.
- Propor soluções para o estabelecimento de políticas públicas e de uma ação do Estado direcionada para o bem comum.
- Compreender como ocorrem as mudanças de pensamento e de estrutura das instituições sociais
- Identificar as principais rupturas e transformações sociais ocorridas ao longo da história.
- Compreender o papel dos movimentos sociais na sociedade
- Identificar os principais conceitos da teoria marxista e relacioná-los com os elementos da realidade
3. Conteúdos
1ª SÉRIE
- O que é sociologia; Contexto histórico do surgimento da Sociologia
- Fundadores das Ciências Sociais
- Durkheim e o fato Social
- - Características do Fato Social
- Regras do método sociológico
- Weber e a ação social
- Formas de ação racional
- Tipos ideais
- Marx e as classes sociais
- Materialismo dialético
- . Materialismo histórico
2ª SÉRIE
- Nobert Elias e o conceito de configuração
- Pierre Bourdieu e o conceito de habitus
- . Estado e poder: O surgimento do Estado
- Modelos de Estado: Absolutista, Liberal, Nacionalista e do Bem-Estar Social
- democracia e participação
- Democracia representativa
- . Democracia Participativa
- . Formas de Governo
- . Controle e participação popular
3ª SÉRIE
1.
- Reflexões sobre a Política brasileira
- Clientelismo
- Nepotismo
- - Coronelismo
- Corrupção
- . Mudança social
- . Fatores que proporcionam a Ruptura dos paradigmas e Estruturas sociais
- . Mudança política
- Revolução, reforma e golpe De estado
- . Movimentos sociais
- Características, tipos e ciclos De vida dos movimentos Sociais.
- Manifesto do partido Comunista (marx)
4. Encaminhamento metodológico:
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Sociologia as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter sociológico que possam dar margem à reflexão. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
5. Proposta de Trabalho para o Aluno e Avaliação:
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto-avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extra-classe;
-Atividades de pesquisa através do laboratório de informática;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Tomazi, Nelson Dacio. Iniciação á Sociologia (básico).Ed. Atual, 1993
Johson, Allan G. Dicionário de sociologia. Jorge Zahar Editor, 1997
Johson, Allan G. Dicionário de sociologia. Jorge Zahar Editor, 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário