PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA EJA
Objetivos do ensino de História
Espera-se que, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar relações sociais no seu grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaço.
• Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.
• Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.
• Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
• Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhança e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais.
• Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas políticos-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação.
• Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
• Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.
• Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
Conteúdo Programático de História
1º Bimestre • Reflexão sobre História: para que serve estudar História. • O Tempo e a História: contagem do tempo. • Expansão Européia e Conquista do Brasil: formação de Portugal – a vocação marítima. • Os índios do Brasil • Impacto da conquista. • A implantação do Sistema Colonial: • Organização do Poder Político: Capitanias Hereditárias, governo geral. | 2º Bimestre • Economia Colonial: estrutura econômica. • Brasil Holandês: Domínio espanhol e conquista holandesa. • Expansão Territorial: conquista do território. • A Época do ouro no Brasil: descoberta do ouro. • Sociedade Colonial: formação do povo. • A crise do Sistema Colonial: rebeliões. • A Emancipação Política: fim do Sistema Colonial. |
Metodologia
• os conteúdos serão introduzidos através de aulas expositivas, privilegiando discussão e debates;
• valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
•desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
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