Planejamento de Geografia 7ºano BNCC
1º Bimestre
UNIDADES TEMÁTICAS
O sujeito e seu lugar no mundo
Conexões e escalas
Mundo do trabalho
Formas de representação e pensamento espacial
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Formação territorial do Brasil
Características da população brasileira
Produção, circulação e consumo de mercadorias
Desigualdade social e o trabalho
Mapas temáticos do Brasil
CONTEÚDOS
Formação territorial do Brasil: · Domínios Naturais: imaginário, ameaças e conservação; · Tratados e limites territoriais; · Localização, fronteiras e limites; Pontos extremos; · Diversidade natural e cultural; Os ciclos econômicos: expansão e povoamento; · Região e Regionalização do IBGE e geoeconômica. População: · O crescimento, a distribuição e a estrutura da população brasileira; · Densidade demográfica; · A estrutura econômica do Brasil; · A formação étnica da população brasileira.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
2º Bimestre
UNIDADES TEMÁTICAS
O sujeito e seu lugar no mundo
Conexões e escalas
Mundo do trabalho
Formas de representação e pensamento espacial
Natureza ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Formação territorial do Brasil
Características da população brasileira
Produção, circulação e consumo de mercadorias
Desigualdade social e o trabalho
Mapas temáticos do Brasil
Biodiversidade brasileira
CONTEÚDOS
Regiões Brasileiras: Região Sudeste; Região Sul; Região Nordeste Região Centro Oeste, Região Norte. · Domínios morfoclimáticos; · Clima e formações vegetais; · Relevo e hidrografia; · Distribuição demográfica; · Indústria e urbanização; · Infraestrutura: transporte, comunicação e energia. · Unidades de conservação; Brasil: um país de muitos povos e culturas. · Territoriedade, organização social e cultura; · Terras indígenas, quilombola, ribeirinhos, povos da floresta e demais povos sociais: luta e resistência.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
3ºBimestre
UNIDADES TEMÁTICAS
Mundo do trabalho
Formas de representação e pensamento espacial
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Produção, circulação e consumo de mercadorias
Desigualdade social e o trabalho
Mapas temáticos do Brasil
CONTEÚDOS
Mercantilismo e expansão industrial e comercial; · Renascimento comercial e a expansão do comércio através do mar; · O processo de industrialização no Brasil; · As atividades extrativistas no Brasil; · Comércio e prestação de serviço; · Indicadores socioeconômicos; · A industrialização hoje e o sistema de transporte no Brasil, · Comunicação: as novas tecnologias de informação, acesso e exclusão digital e social.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
4º Bimestre
UNIDADES TEMÁTICAS
O sujeito e seu lugar no mundo
Conexões e escalas
Mundo do trabalho
Formas de representação e pensamento espacial
Natureza ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Formação territorial do Brasil
Características da população brasileira
Produção, circulação e consumo de mercadorias
Desigualdade social e o trabalho
Mapas temáticos do Brasil Biodiversidade brasileira
CONTEÚDOS
Brasil rural: · Agropecuária; · Agronegócio e fronteiras agrícolas; · Reforma agrária e conflitos; · Paisagens; · Problemas sócio ambientais;
Brasil Urbano: · Os ciclos econômicos; · As migrações no Brasil: presente e passado; · O crescimento das cidades brasileiras; · Os problemas presentes nas cidades brasileiras. · O crescimento das cidades brasileiras; · As regiões metropolitanas.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
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