COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
TURMA:
2º ANO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À
BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
Objetivos
da Área:
ü
analisar o processo de formação da sociedade
moderna/industrial a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil
ü
analisar as intenções objetivas e subjetivas das
instituições a partir de suas práticas e discursos.
ü
desenvolver uma leitura crítica da História
buscando encontrar os diferentes discursos e como o processo histórico tem em
sua construção conflitos entre interesses dos grupos sociais envolvidos.
ü
analisar os processo de colonização da América
em suas diferenças e semelhanças.
ü
reconhecer a importância dos povos originários
na formação cultural e social das Américas.
ü
relacionar o tráfico negreiro à expansão da
economia mercantil
ü
compreender a formação histórica do Brasil a
partir das contribuições dos diferentes povos africanos.
ü
desenvolver uma linguagem histórica,
identificando os diferentes discursos e análise do processo de transformação e
permanência ao longo tempo.
Durante o ensino médio serão apresentadas questões que
aproximem os educandos dos vestibulares e ENEM, considerando que esses exames
atualmente exigem o conhecimento interdisciplinar, análise de documentos,
interpretação e a escrita.
2º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 1º
BIMESTRE |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
Idade Moderna • compreender
as características do humanismo • conhecer o
processo de transformações a partir do Renascimento • analisar a
consolidação da burguesia na organização social da Europa • compreender
o contexto das explorações marítimas e suas consequências • compreender
as características dos movimentos da reforma protestante e católica • analisar as
relações de encontro entre mundos • compreender
a formação e caracterizar o Estado Moderno • relacionar
a expansão comercial, mercantilismo e Estado Moderno |
EM13CHS102
- Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas,
geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de
matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103
- Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos
relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de
diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos,
documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições
orais, entre outros). EM13CHS104
- Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo
a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a
identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no
tempo e no espaço. EM13CHS201
- Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias
e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a
fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais,
políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender
e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis
relações entre eles. EM13CHS305
- Analisar e discutir o papel e
as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de
regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais
para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis. EM13CHS306
- Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos
socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da
sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos
sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por EM13CHS601
- Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos,
sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas)
no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. |
2º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 2º
BIMESTRE |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
História da América • entender a
ocupação do continente americano anterior ao século XV • conhecer as
formas de organização dos povos ameríndios • reconhecer
a diversidade das populações ameríndias • analisar a
atual presença dos povos ameríndios nas sociedade americanas • valorizar o
patrimônio cultural dos povos ameríndios • reconhecer
na atualidade a organização e resistências dos povos ameríndios • analisar o
processo de colonização da América |
EM13CHS106 - Utilizar
as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros
textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. EM13CHS204 - Comparar
e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e
externos), a diversidade étnico-cultural e as características
socioeconômicas, políticas e tecnológicas. EM13CHS205 - Analisar
a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais,
econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo
contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. EM13CHS206 - Analisar
a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os
princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos,
casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. EM13CHS305 - Analisar e discutir o papel e as competências
legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e
fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a
garantia de práticas ambientais sustentáveis. EM13CHS306 -
Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos
socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da
sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos
sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades,
entre outros). EM13CHS404 -
Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes
circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre
as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade,
as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
2º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 3º
BIMESTRE |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
História da América: a
formação do Brasil • diferenciar
os processos de colonização: espanhola, portuguesa e inglesa • conhecer a forma
de organização da colônia portuguesa • relacionar
o tráfico negreiro à expansão da economia mercantil europeia • compreender
a importância dos povos africanos na formação do Brasil • analisar a
herança escravista na atualidade • entender o
bandeirantismo e a exploração do território |
EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes
conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento
etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a
narrativas que contemplem outros agentes e discursos. EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS201 - Analisar
e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos
diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas,
grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos,
sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se
criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. EM13CHS203 - Comparar
os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e
cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões
dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo,
esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). EM13CHS204 - Comparar
e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e
externos), a diversidade étnico-cultural e as características
socioeconômicas, políticas e tecnológicas. EM13CHS205 - Analisar
a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais,
econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo
contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. EM13CHS206 - Analisar
a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os
princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos,
casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). EM13CHS606 - Analisar
as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na
análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e
propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma
sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de
seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
2º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 4º
BIMESTRE |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
O mundo contemporâneo • compreender
o contexto de surgimento das ideias iluministas • entender o
conceito de esfera pública • analisar o
impacto do iluminismo na sociedade política • relacionar
o movimento iluminista com as independências da América Leituras: • Livro
didático: História - conexões com a História - Alexandre Alves e Letícia
Fagundes de Oliveira • Textos
complementares selecionados ao longo do curso |
EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS403 - Caracterizar
e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à
superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos
Humanos. EM13CHS501 - Analisar
os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a
convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS502 - Analisar
situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc.,
desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. EM13CHS503 - Identificar
diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas
principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus
significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando
mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. |
Avaliação:
O processo de troca entre os educandos e educadores deve ser
acompanhado de uma permanente reflexão sobre os objetivos e procedimentos;
assim a avaliação em História será realizada de forma contínua. Buscando criar
mecanismos de regulação e reflexão os educandos serão avaliados de diversas
formas: seminários, participação, avaliações individuais, trabalhos em grupo e
individuais, atividades, lição de casa e produção em diversas linguagens. As
avaliações do ensino médio estarão relacionadas aos temas propostos pelos
vestibulares e ENEM, buscando desenvolver nos estudantes as habilidades
exigidas nesses exames. Sempre respeitando e desafiando as individualidades de
cada educando, o processo de avaliação servirá como um instrumento de produção
de conhecimento e análise do empenho dos educandos e como uma ferramenta para a
regulagem do processo ensino-aprendizagem.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO
1.
Analisar processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial
em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos,
científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente
em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões
baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2.
Analisar a formação de territórios e fronteiras
em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder
que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3.
Analisar e avaliar criticamente as relações de
diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e
consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição
de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4.
Analisar as relações de produção, capital e
trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel
dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5.
Identificar e combater as diversas formas de
injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos,
inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
Participar do debate público de forma crítica, respeitando
diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao
seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
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