COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
CLASSE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO ÀS COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1º BIMESTRE - GEOGRAFIA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. |
A ciência geográfica e a
representação do espaço: ü Espaço
geográfico; ü Orientação,
localização e coordenadas geográficas; ü Movimentos do
planeta Terra; ü Os mapas e a
linguagem cartográfica. |
EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS106 - Utilizar as
linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais
e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
2º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. |
A dinâmica da natureza: ü A
estrutura geológica da Terra; ü As
rochas, os solos e as formas de relevo; ü Hidrografia
e recursos hídricos. |
EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. |
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EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. EM13CHS306 -
Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos
socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da
sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos
sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades,
entre outros). |
3º BIMESTRE –
GEOGRAFIA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local,
regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de
procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a
compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando
diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes
de natureza científica. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas,
tabelas, tradições orais, entre outros). COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a
ética socioambiental e o consumo responsável. EM13CHS305 - Analisar e
discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e
internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos
internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais
sustentáveis. EM13CHS306 - Contextualizar,
comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso
dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e
socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e
agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros). |
A dinâmica da natureza: ü Clima; ü A
poluição do ar e as mudanças climáticas; ü Biosfera; ü Domínios
morfoclimáticos do Brasil; ü Unidades
de Conservação. |
4º BIMESTRE –
GEOGRAFIA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. |
A produção do espaço industrial: ü A
formação do mundo capitalista; ü As
revoluções industriais; ü Modelos
de produção e tipos de indústrias; ü Regionalização
do espaço industrial. |
EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS105 - Identificar,
contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 2 Analisar a
formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante
a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o
papel geopolítico dos Estados-nações. |
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EM13CHS201 - Analisar e
caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos
diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas,
grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos,
sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se
criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. |
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EM13CHS303 - Debater e
avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao
consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à
percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos
sustentáveis. EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. EM13CHS306 - Contextualizar,
comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso
dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e
socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e
agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros). |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 4 Analisar as
relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos
e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e
transformação das sociedades. |
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EM13CHS401 - Identificar e analisar
as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas
distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e
das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços
(urbanos e rurais) e contextos. EM13CHS402 - Analisar e
comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS403 - Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à
superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos
Humanos. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 6 Participar do
debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. |
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EM13CHS602 - Identificar e
caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo do populismo na
política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em
períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de
organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da
liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos
direitos humanos na sociedade atual. |
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO |
AVALIAÇÃO |
ü Aula
expositiva dialogada; ü Resolução
de exercícios; ü Leitura
e interpretação de textos, gráficos, infográficos e mapas; ü Resumos
e fichamentos de textos; ü Pesquisas,
debates, seminários e produção de textos; ü
Construção de gráficos, cartazes e painéis; ü
Descrição, análise e comparação de imagens e vídeos. |
Diagnóstica, formativa e somativa. |
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