COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TURMA: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM
E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
GEOGRAFIA
– 9º ANO – 1º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades BNCC |
ORGANIZAÇÃO
POLÍTICA E ECONOMIA MUNDIAL O capitalismo, o socialismo e suas características Economia global e organizações econômicas mundiais |
A hegemonia europeia na economia, na política e na
cultura |
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a
hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em
situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em
diferentes tempos e lugares. |
Corporações e organismos internacionais |
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações
internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. |
|
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos
modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando
identidades e interculturalidades regionais. |
|
Integração mundial e suas interpretações:
globalização e mundialização |
(EF09GE05) Analisar fatos e situações para
compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando
as diferentes interpretações: globalização e mundialização. |
|
A divisão do mundo em Ocidente e Oriente |
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em
Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências
europeias. |
|
Transformações do espaço na sociedade
urbano-industrial |
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de
industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa,
na Ásia e na Oceania. (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e
científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações
no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. |
|
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos
naturais e matérias-primas |
(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às
transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural
e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque
para o Brasil. |
|
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. |
Globalização, sociedade e meio ambiente A globalização e seus efeitos Globalização e meio ambiente |
Corporações e organismos internacionais |
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações
internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. |
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações
culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade
cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. |
|
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa,
Ásia e Oceania |
(EF09GE09) Analisar características de países e
grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais,
urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e
econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. |
|
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos
naturais e matérias-primas |
(EF09GE13) Analisar a importância da produção
agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade
mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. |
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. |
|
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias
industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e
das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica,
eólica e nuclear) em diferentes países. |
GEOGRAFIA – 9º ANO – 2º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades BNCC |
O CONTINENTE
EUROPEU Europa: quadro natural e regionalização Europa: economia e população União Europeia |
A hegemonia europeia na economia, na política e na
cultura |
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a
hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em
situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em
diferentes tempos e lugares. |
Corporações e organismos internacionais |
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações
internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. |
|
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos
modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando
identidades e interculturalidades regionais. |
|
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa,
Ásia e Oceania |
(EF09GE08) Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas
regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE09) Analisar características de países e
grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades
sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. |
|
Transformações do espaço na sociedade
urbano-industrial |
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de
industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa,
na Ásia e na Oceania. |
|
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos
naturais e matérias-primas |
(EF09GE13) Analisar a importância da produção
agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade
mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. |
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões
do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
|
|
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios
morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE17) Explicar as características
físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões
da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias
industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e
das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica,
eólica e nuclear) em diferentes países. |
LESTE EUROPEU
E CEI O Leste Europeu Rússia |
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações
culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade
cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. |
Integração mundial e suas interpretações: globalização
e mundialização |
(EF09GE05) Analisar fatos e situações para
compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando
as diferentes interpretações: globalização e mundialização. |
|
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa,
Ásia e Oceania |
(EF09GE08) Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas
regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE09) Analisar características de países e
grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades
sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. |
|
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial |
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de
industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa,
na Ásia e na Oceania. (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e
científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações
no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. |
|
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões
do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
|
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE17) Explicar as características
físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões
da Europa, da Ásia e da Oceania. |
GEOGRAFIA – 9º ANO – 3º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades BNCC |
O CONTINENTE ASIÁTICO Ásia: aspectos naturais e regionalização População, diversidade cultural e economia |
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações
culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade
cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos
modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando
identidades e interculturalidades regionais. |
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa,
Ásia e Oceania |
(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da
Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e
Ásia. (EF09GE09)
Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e
da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus
ambientes físico-naturais. |
|
Transformações do espaço na sociedade urbano--industrial |
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de
industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa,
na Ásia e na Oceania. |
|
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais
e matérias-primas |
(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às
transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural
e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque
para o Brasil. (EF09GE13) Analisar a importância da produção
agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade
mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. |
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. |
|
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios
morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE17) Explicar as características
físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões
da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias
industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e
das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica,
eólica e nuclear) em diferentes países. |
|
ÁSIA: CHINA, JAPÃO E TIGRES
ASIÁTICOS A China no século XXI Japão e Tigres Asiáticos |
As manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações
culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade
cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. |
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa,
Ásia e Oceania |
(EF09GE08) Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas
regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE09) Analisar características de países e
grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades
sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. |
|
Transformações do espaço na sociedade urbano--industrial |
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de
industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa,
na Ásia e na Oceania. (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e
científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações
no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. |
|
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos
naturais e matérias-primas |
(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às
transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural
e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque
para o Brasil. (EF09GE13) Analisar a importância da produção
agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade
mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. |
|
Leitura e elaboração de mapas temáticos croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras
e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões
do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
|
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens
na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE17) Explicar as características
físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões
da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias
industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e
das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica,
eólica e nuclear) em diferentes países. |
GEOGRAFIA – 9º ANO – 4º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades BNCC |
ÁSIA: ÍNDIA E ORIENTE MÉDIO Índia: potência emergente Oriente Médio: região estratégica |
A hegemonia
europeia na economia, na política e na cultura |
(EF09GE01) Analisar
criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões
do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou
influência cultural em diferentes tempos e lugares. |
Corporações
e organismos internacionais |
(EF09GE02) Analisar
a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas
mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à
mobilidade. |
|
As
manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar
diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de
compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o
princípio do respeito às diferenças. (EF09GE04) Relacionar
diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa,
Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. |
|
A divisão do
mundo em Ocidente e Oriente |
(EF09GE06) Associar
o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial
implantado pelas potências europeias. |
|
Intercâmbios
históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania |
(EF09GE08) Analisar
transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões,
conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE09) Analisar
características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania
em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir
suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes
físico-naturais. |
|
Transformações
do espaço na sociedade urbano-industrial |
(EF09GE11) Relacionar
as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de
industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do
mundo e suas consequências no Brasil. |
|
Leitura e
elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para
analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar
e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar
dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades
sociopolíticas e geopolíticas mundiais. (EF09GE15) Comparar
e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais,
econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com
diferentes projeções cartográficas. |
|
|
Diversidade
ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE16) Identificar
e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da
Oceania. (EF09GE17) Explicar
as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em
diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18) Identificar
e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos
de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como
termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países. |
OCEANIA Oceania: quadro natural e
sociedade Austrália e Nova Zelândia |
Corporações
e organismos internacionais |
(EF09GE02) Analisar
a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas
mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à
mobilidade. |
As
manifestações culturais na formação populacional |
(EF09GE03) Identificar
diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de
compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o
princípio do respeito às diferenças. (EF09GE04) Relacionar
diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa,
Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. |
|
A divisão do
mundo em Ocidente e Oriente |
(EF09GE06) Associar
o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial
implantado pelas potências europeias. |
|
Intercâmbios
históricos e culturais entre Europa, Ásia e
Oceania |
(EF09GE08) Analisar
transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões,
conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE09) Analisar
características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania
em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir
suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes
físico-naturais. |
|
Cadeias
industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas |
(EF09GE13) Analisar
a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o
problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à
matéria-prima. |
|
Leitura e
elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para
analisar informações geográficas |
(EF09GE14) Elaborar
e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar
dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades
sociopolíticas e geopolíticas mundiais. |
|
Diversidade
ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania |
(EF09GE16) Identificar
e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da
Oceania. (EF09GE17) Explicar
as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em
diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18) Identificar
e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos
de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como
termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário