COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TURMA: 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM
E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
PROF. LEONARDO PORTAL
Alta Floresta – MT
2021
7º ANO – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
O TERRITÓRIO BRASILEIRO A
localização geográfica brasileira e as paisagens Características
do território brasileiro Meio
ambiente, sustentabilidade e fontes de energia Formação
e regionalização do território brasileiro |
Ideias
e concepções sobre a formação territorial do Brasil |
EF07GE01:
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. |
Formação
territorial do Brasil |
EF07GE02:
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as
tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03:
Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas
originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das
florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos
sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. |
|
Características
da população brasileira |
EF07GE04:
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. |
|
Produção,
circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06:
Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias
provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas,
em diferentes lugares. |
|
Mapas
temáticos do Brasil |
EF07GE09:
Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando
tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil
(cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias
espaciais. EF07GE10:
Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas,
com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras. |
|
Biodiversidade
brasileira |
EF07GE11:
Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais
no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas
Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). EF07GE12:
Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em
outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional
de Unidades de Conservação (SNUC). |
7º ANO – GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE |
||
Unidades e Capítulos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
POPULAÇÃO
BRASILEIRA Aspectos demográficos e sociais A heterogeneidade da população brasileira População e trabalho |
Ideias e concepções sobre a formação territorial do
Brasil |
EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos
meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da
formação territorial do Brasil. |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
|
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
nas regiões brasileiras. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de
industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas
do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e
históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões
espaciais, regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
|
BRASIL:
INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E ESPAÇO RURAL Industrialização e urbanização brasileira Espaço rural |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
Produção, circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a
circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim
como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de
industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas
do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e
históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões
espaciais, regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
7º
ANO – GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE |
||
Unidades e Capítulos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Região Norte Território e sociedade Questões socioambientais e o
desenvolvimento sustentável |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática) assim como aspectos de renda, sexo e idade nas
regiões brasileiras. |
|
Produção, circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a
circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim
como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos,
inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e
econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais,
regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
|
Biodiversidade brasileira |
EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrado, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). EF07GE12: Comparar unidades de conservação existentes
no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC). |
|
Região Centro- -Oeste Aspectos físicos e sociedade Expansão econômica e ocupação |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática) assim como aspectos de renda, sexo e idade nas
regiões brasileiras. |
|
Produção, circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a
circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim
como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos,
inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e
econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais,
regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
|
Biodiversidade brasileira |
EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrado, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). EF07GE12: Comparar unidades de conservação existentes
no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC). |
|
Região Sul Organização do espaço população e paisagem Aspectos econômicos |
Ideias e concepções sobre formação territorial do
Brasil |
EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos
meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da
formação territorial do Brasil. |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
|
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática) assim como aspectos de renda, sexo e idade nas
regiões brasileiras. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de
industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas
do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos,
inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e
econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais,
regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
|
Biodiversidade brasileira |
EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes
físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e
biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrado, Caatingas, Campos Sulinos e
Matas de Araucária). |
7º
ANO – GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades |
REGIÃO SUDESTE
Paisagem, exploração dos recursos e ocupação
territorial Organização do espaço, urbanização e atividades
econômicas |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
nas regiões brasileiras. |
|
Produção, circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a
circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim
como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de
industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas
do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e
históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões
espaciais, regionalizações e analogias espaciais. EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras. |
|
Biodiversidade brasileira |
EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). |
|
REGIÃO
NORDESTE Elementos naturais e ocupação territorial Organização do espaço econômico e sub-regionalização |
Formação territorial do Brasil |
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos
e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de
ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
Características da população brasileira |
EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
nas regiões brasileiras. |
|
Produção, circulação e consumo de mercadorias |
EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a
circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim
como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
|
Desigualdade social e o trabalho |
EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes
de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de
industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas
do território brasileiro. |
|
Mapas temáticos do Brasil |
EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e
históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões
espaciais, regionalizações e analogias espaciais. |
|
Biodiversidade brasileira |
EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário