COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
TURMA:
3º ANO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À
BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
Objetivos
da Área:
ü
analisar o processo histórico do século XX e XXI
ü
compreender a divisão social do trabalho e suas consequências
na organização social do mundo.
ü
refletir sobre as manifestações culturais e sua
relação com a construção do pensamento atual, e
ü
como a memória e cultura local estão em debate
com a massificação e globalização cultural.
ü
usar e relacionar os conhecimentos das diversas
áreas para a compreensão e crítica dos diferentes processos históricos.
ü
ter uma linguagem com coerência e argumentação
na construção da narrativa histórica.
ü
analisar a organização política e social
contemporânea de maneira crítica.
ü
refletir sobre as relações entre cidadania e
construção histórica.
3º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 1º
BIMESTRE |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
O mundo contemporâneo: a Era
das revoluções • compreender
o desenvolvimento da II Revolução Industrial • analisar a
nova forma de organização da sociedade a partir das revoluções • reconhecer
o impacto ambiental e social da II Revolução Industrial • entender o
mundo do trabalho e a divisão de classes |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes
conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS202 - Analisar
e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de
grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros,
de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como
suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e
culturais. EM13CHS301 -
Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção,
reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e
rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e
elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade
socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável. EM13CHS303 - Debater e
avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao
consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à
percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos
sustentáveis. EM13CHS304 - Analisar
os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. EM13CHS305 - Analisar e discutir o papel e as
competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação,
controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a
promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis. EM13CHS502 - Analisar
situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc.,
desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. EM13CHS503 - Identificar
diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas
principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus
significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando
mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. |
Imperialismo • relacionar
problemas sociais do capitalismo ao surgimento dos movimentos sociais • relacionar
o desenvolvimento do capitalismo com o Imperialismo •
caracterizar as transformações da II Revolução Industrial • identificar
os efeitos do imperialismo nas ciências e artes • analisar as
diferentes definições de Imperialismo • analisar as
atuais formas de imperialismo |
|
Brasil Império • conhecer as
principais rebeliões do Brasil Império • analisar o
processo de independência do Brasil •
caracterizar a estrutura fundiária do Brasil • compreender
o processo de abolição da escravatura no Brasil • analisar a
construção da ideia de Nação |
3º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 2º
BIMESTRE |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES BNCC |
Guerras Mundiais • compreender
o contexto político europeu que levou a guerra • relacionar
a I Guerra Mundial com o imperialismo • refletir
sobre o significado da guerra e suas consequências • conhecer os
precedentes da II Guerra Mundial • compreender
a relação entre desenvolvimento tecnológico e a guerra • refletir
sobre o significado da guerra e desenvolver uma atitude de paz • analisar a
crise de 1929 e sua consequências mundiais |
EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS301 -
Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção,
reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e
rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e
elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade
socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável. EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos
econômicos e socioambientais de cadeias
produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias
em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das
populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais
–, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade. EM13CHS303 - Debater e
avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao
consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à
percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos
sustentáveis. EM13CHS402 - Analisar
e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS501 - Analisar
os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a
convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. EM13CHS601 -
Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos,sociais e
culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas)
no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. EM13CHS602 -
Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do
populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e
latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com
as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da
autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania
e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS604 - Discutir
o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à
elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação
nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para
as populações locais. EM13CHS605 - Analisar
os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de
justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à
concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e
promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses
direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada
grupo e de cada indivíduo. EM13CHS606 - Analisar
as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na
análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e
propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma
sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de
seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
Brasil - A primeira república • descrever
as principais características da república • analisar as
rupturas e continuidades na sociedade a partir da república • compreender
a importância do café para a economia do período • analisar os
movimentos sociais na cidade e no campo • entender o
processo urbanização e modernização de São Paulo e Rio de Janeiro |
|
Estados Totalitários •
caracterizar os Estados Totalitários • analisar a
tomada do poder pelos partidos totalitários |
3º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 3º
BIMESTRE |
|
Guerra Fria • compreender
o significado de Guerra Fria • entender o desenvolvimento
da revolução Russa • conhecer as
organizações supranacionais no contexto da Guerra Fria • conhecer os
processos de independência da Ásia e da África • reconhecer
a influência da guerra fria nas revoluções do século XX |
EM13CHS501 - Analisar
os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a
convivência democrática e a solidariedade.. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. EM13CHS602 -
Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do
populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e
latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com
as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da
autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania
e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). EM13CHS604 - Discutir
o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à
elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação
nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para
as populações locais. EM13CHS605 - Analisar
os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de
justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à
concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e
promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses
direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada
grupo e de cada indivíduo. EM13CHS606 - Analisar
as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na
análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e
propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma
sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de
seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
Brasil no século XX • compreender
as razões que levaram Getúlio Vargas ao poder • conhecer as
características econômicas e sociais do Estado Novo • compreender
os fatores que levaram ao fim do Estado Novo • analisar o
desenvolvimento da leis trabalhistas no Brasil • conhecer as
características do populismo • analisar o
plano de metas e política econômica do governo JK |
3º ANO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA – 4º
BIMESTRE |
|
Do populismo as ditaduras
militares • compreender
as razões para o golpe militar de 1964 • identificar
as características dos governos militares na America Latina • reconhecer
os movimentos de resistências contra a Ditadura • compreender
o processo de abertura democrática no Brasil |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes
conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS106 - Utilizar
as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros
textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. EM13CHS201 - Analisar
e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos
diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas,
grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos,
sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se
criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. EM13CHS202 - Analisar
e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de
grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros,
de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como
suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e
culturais. EM13CHS301 -
Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção,
reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e
rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e
elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade
socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável. EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos
econômicos e socioambientais de cadeias
produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias
em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das
populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades
tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a
sustentabilidade. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. EM13CHS602 -
Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do
populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e
latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com
as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da
autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania
e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). EM13CHS605 - Analisar
os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de
justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à
concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e
promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses
direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada
grupo e de cada indivíduo. EM13CHS606 - Analisar
as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na
análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e
propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma
sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de
seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
Brasil contemporâneo • Identificar
os principais problemas econômicos, políticos e sociais pós ditadura militar • analisar o
processo do neoliberalismo no Brasil • analisar o
processo do nacional-desenvolvimentismo no Brasil • identificar
as lutas e reivindicações da população brasileira • reconhecer
as conquistas sociais no Brasil nos anos 2000 |
|
Perspectivas do mundo
globalizado • identificar
e explicar as transformações econômicas, sociais e culturais e a globalização •
problematização do mundo contemporâneo a partir das desigualdades e questões humanitárias • avaliar os
efeitos das novas tecnologias sobre os processos de trabalho e cultura Leituras: • Livro
didático: História - conexões com a História - Alexandre Alves e Letícia
Fagundes de Oliveira • Textos
complementares selecionados ao longo do curso |
Avaliação:
O processo de troca entre os
educandos e educadores deve ser acompanhado de uma permanente reflexão sobre os
objetivos e procedimentos; assim a avaliação em História será realizada de
forma contínua. Buscando criar mecanismos de regulação e reflexão os educandos
serão avaliados de diversas formas: seminários, participação, avaliações
individuais, trabalhos em grupo e individuais, atividades, lição de casa e
produção em diversas linguagens. As avaliações do ensino médio estarão
relacionadas aos temas propostos pelos vestibulares e ENEM, buscando
desenvolver nos estudantes as habilidades exigidas nesses exames. Sempre
respeitando e desafiando as individualidades de cada educando, o processo de
avaliação servirá como um instrumento de produção de conhecimento e análise do
empenho dos educandos e como uma ferramenta para a regulagem do processo
ensino-aprendizagem.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO
1.
Analisar processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial
em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos,
científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente
em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões
baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2.
Analisar a formação de territórios e fronteiras
em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder
que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3.
Analisar e avaliar criticamente as relações de
diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e
consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição
de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4.
Analisar as relações de produção, capital e
trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel
dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5.
Identificar e combater as diversas formas de
injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos,
inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
Participar do debate público de
forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
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