COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TURMA: 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM
E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
6º ANO – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades BNCC |
A GEOGRAFIA E
A COMPRE-ENSÃO DO MUNDO Paisagem, espaço e lugar O trabalho e a transformação do espaço geográfico Orientação e localização no espaço geográfico |
Identidade sociocultural |
EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos
lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. |
Transformação das paisagens naturais e antrópicas |
EF06GE06: Identificar as características das
paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da
agropecuária e do processo de industrialização. EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana
com a natureza a partir do surgimento das cidades. |
|
Formas de representação e pensamento espacial |
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
EF06GE08: Medir distâncias na superfície pelas
escalas gráficas e numéricas dos mapas. EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE11: Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais,
incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. |
6º ANO – GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades BNCC |
O PLANETA TERRA Características gerais do planeta
Terra A deriva continental e as placas
tectônicas |
Relações entre os componentes
físico‑naturais |
EF06GE03: Descrever os movimentos
do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo
atmosférico e os padrões climáticos. EF06GE05: Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. |
Transformação das paisagens
naturais e antrópicas |
EF06GE07: Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. |
|
Fenômenos naturais e sociais
representados de diferentes maneiras |
EF06GE09: Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|
Biodiversidade e ciclo
hidrológico |
EF06GE11: Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo. |
|
AS ESFERAS DA TERRA, OS CONTINENTES, AS ILHAS E OS
OCEANOS As diferentes esferas da Terra e
a ação dos seres humanos Continentes e ilhas Oceanos e mares |
Identidade sociocultural |
EF06GE02: Analisar modificações
de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários. |
Relações entre os componentes
físico-naturais |
EF06GE05: Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. |
|
Transformação das paisagens
naturais e antrópicas |
EF06GE06: Identificar as características
das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento
da agropecuária e do processo de industrialização. |
|
Biodiversidade e ciclo
hidrológico |
EF06GE11: Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico- |
6º ANO – GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE |
||||
Conteúdos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades BNCC |
||
RELEVO E
HIDROGRAFIA O relevo terrestre A água e a hidrografia |
Relações entre os componentes físico-naturais |
EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o
escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais
componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua
localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de
solo, relevo e formações vegetais. |
||
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|||
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do
solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos
recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição),
bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos
e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando
as transformações nos ambientes urbanos. |
|||
CLIMA E
VEGETAÇÃO O tempo atmosférico e o clima As vegetações da Terra |
Identidade sociocultural |
EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos
lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. EF06GE02:
Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
|
||
Relações entre os componentes físico-naturais |
EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua
relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos. EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de
solo, relevo e formações vegetais. |
|||
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|||
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE11: Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do
mundo. |
6º ANO – GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE |
||
Conteúdos |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades BNCC |
OS ESPAÇOS
RURAL E URBANO O espaço rural e suas paisagens O espaço urbano e suas paisagens |
Identidade sociocultural |
EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos
lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. |
Relações entre os componentes físico-naturais |
EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o
escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais
componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua
localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. |
|
Transformação das paisagens naturais e antrópicas |
EF06GE06: Identificar as características das
paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da
agropecuária e do processo de industrialização. EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana
com a natureza a partir do surgimento das cidades. |
|
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do
solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos
recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição),
bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos
e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando
as transformações nos ambientes urbanos. |
|
Atividades humanas e dinâmica climática |
EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e
desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). |
|
EXTRATI-VISMO
E AGRO-PECUÁRIA Recursos naturais e atividades econômicas A agricultura e a pecuária |
Relações entre os componentes físico-naturais |
EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de
solo, relevo e formações vegetais. |
Transformação das paisagens naturais e antrópicas |
EF06GE06: Identificar as características das
paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da
agropecuária e do processo de industrialização. |
|
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo
(rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos
recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição),
bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. EF06GE11: Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do
mundo. |
|
INDÚSTRIA,
COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O artesanato, a manufatura e a indústria Comércio e a prestação de serviços |
Identidade sociocultural |
EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos
lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. |
Transformação das paisagens naturais e antrópicas |
EF06GE06: Identificar as características das
paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da
agropecuária e do processo de industrialização. EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana
com a natureza a partir do surgimento das cidades. |
|
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras |
EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais,
blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à
representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. |
|
Biodiversidade e ciclo hidrológico |
EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do
solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos
recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição),
bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. EF06GE11: Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do
mundo. |
|
Atividades humanas e dinâmica climática |
EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e
desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário