COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
CLASSE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO ÀS COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS105 - Identificar,
contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS302 - Analisar e
avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias
produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades
agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o
modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e
demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o
compromisso com a sustentabilidade. EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. EM13CHS305 - Analisar e
discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e
internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos
internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais
sustentáveis. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 4 Analisar as
relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos
e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e
transformação das sociedades. EM13CHS401 - Identificar e
analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com
culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em
diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. EM13CHS402 - Analisar e
comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS403 - Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à
superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos
Humanos. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 6 Participar do
debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. EM13CHS606 - Analisar as
características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise
de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor
medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade
mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus
cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
Indústrias ü O
espaço industrial brasileiro; ü Circulação
e transporte; ü Fontes
de energia; ü Produção
industrial e questões ambientais. |
2º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos,
povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus
impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de
alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e
coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles,
áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características
socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a
sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo
responsável. EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos
econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de
recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e
escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre
elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas
práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade. EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes
de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos,
discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e
promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o
consumo responsável. EM13CHS305 - Analisar e discutir o papel e as competências
legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e
fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a
garantia de práticas ambientais sustentáveis. EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de
diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção
da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos
sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades,
entre outros). |
O espaço agrário: ü O
mundo rural; ü A
modernização da agricultura; ü O
espaço agrário brasileiro; ü A
importância da agricultura familiar; ü O
agronegócio e a agroindústria. |
3º BIMESTRE - GEOGRAFIA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES BNCC |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. EM13CHS101 - Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. EM13CHS105 - Identificar,
contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 2 Analisar a
formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante
a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o
papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS201 - Analisar e
caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos
diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas,
grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais,
religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em
relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. EM13CHS205 - Analisar a
produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais,
econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo
contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. (EM13CHS301) Problematizar
hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e
descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com
diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar
propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à
poluição sistêmica e o consumo responsável. EM13CHS302 - Analisar e
avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias
produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades
agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o
modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e
demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o
compromisso com a sustentabilidade. EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 4 Analisar as
relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos
e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e
transformação das sociedades. EM13CHS401 - Identificar e
analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com
culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes
espaços (urbanos e rurais) e contextos. EM13CHS402 - Analisar e
comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS403 - Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à
superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos
Humanos. EM13CHS404 - Identificar e
discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e
contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em
especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as
transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 5 Identificar e
combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando
princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os
Direitos Humanos. EM13CHS501 - Analisar os
fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando
processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a
liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência
democrática e a solidariedade. EM13CHS502 - Analisar
situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc.,
desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. EM13CHS503 - Identificar
diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas
principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus
significados e usos
políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para
combatê-las, com base em
argumentos éticos. EM13CHS504 - Analisar e
avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais,
sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 6 Participar do
debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. EM13CHS601 - Identificar e
analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos
povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas)
no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. EM13CHS606 - Analisar as
características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise
de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor
medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade
mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus
cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia. |
Espaço, sociedade e
cidadania: Ø População
mundial; Ø População
brasileira; Ø Migrações; Ø População,
trabalho e desigualdade; Ø População
e diversidade cultural. |
4º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1 Analisar
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos
local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,
considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em
argumentos e fontes de natureza científica. (EM13CHS101) Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos
históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. EM13CHS102 - Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas,
tabelas, tradições orais, entre outros). EM13CHS105 - Identificar,
contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 2 Analisar a
formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante
a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o
papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS205 - Analisar a
produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais,
econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo
contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3 Analisar e
avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com
a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e
promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS301 - Problematizar
hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e
descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com
diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar
propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à
poluição sistêmica e o consumo responsável. EM13CHS304 - Analisar os
impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a
consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 4 Analisar as
relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos
e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e
transformação das sociedades. EM13CHS401 - Identificar e
analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com
culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em
diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. EM13CHS402 - Analisar e
comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS403 - Caracterizar
e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação
das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. EM13CHS404 - Identificar e
discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e
contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em
especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as
transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 5 Identificar e
combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando
princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os
Direitos Humanos. EM13CHS501 - Analisar os
fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando
processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a
liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência
democrática e a solidariedade. EM13CHS502 - Analisar
situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc.,
desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. EM13CHS503 - Identificar
diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas
principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus
significados e usos
políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para
combatê-las, com base em
argumentos éticos. EM13CHS504 - Analisar e
avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais,
sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas. COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 6 Participar do
debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. EM13CHS605 - Analisar os
princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de
justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à
concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e
promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses
direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada
grupo e de cada indivíduo. |
A produção do espaço
urbano: ü
Urbanização; ü
Urbanização brasileira; ü
Dinâmica socioespacial das cidades; ü
Problemas urbanos. |
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO |
AVALIAÇÃO |
ü Aula
expositiva dialogada; ü Resolução
de exercícios; ü Leitura
e interpretação de textos, gráficos, infográficos e mapas; ü Resumos
e fichamentos de textos; ü Pesquisas,
debates, seminários e produção de textos; ü
Construção de gráficos, cartazes e painéis; ü
Descrição, análise e comparação de imagens e
vídeos. |
Diagnóstica, formativa e somativa. |
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