COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
CLASSE: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO ÀS COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
PROF.
LEONARDO PORTAL
1º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes
tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos
e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação
a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas
em argumentos e fontes de natureza científica. EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e
compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais,
ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados
e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos
filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos,
mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e
espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as
territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na
estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos
(fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de
valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões
políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. EM13CHS203 - Comparar os significados de território,
fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades,
contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie,
nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre
outras). EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do
espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras,
identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais,
impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os
conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural
e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. EM13CHS205 - Analisar a produção de diferentes
territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais,
políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as
culturas juvenis. EM13CHS206 - Analisar a ocupação
humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios
de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos,
casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e
violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários,
e respeitando os Direitos Humanos. EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes
culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a
formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia,
o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos
decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e
tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos
valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes
posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do
paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas
culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e
democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação
das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção
da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos
e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania,
aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e
regimes de governo, soberania etc.). EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais
no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus
limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos
positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos
Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade,
identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas
diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da
desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de
vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. |
O Estado-Nação: fronteiras, território e
territorialidade; A nova ordem mundial e a regionalização do espaço
global: ü Globalização
e imperialismo; ü As
grandes potências globais; ü Geopolítica
da produção. |
2º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes
tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos
e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação
a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas
em argumentos e fontes de natureza científica. EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e
compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais,
ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados
e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos
filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos,
mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e
espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as
territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das
populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com
destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em
função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e
culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a
esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das
tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades
contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de
informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências
nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos,
povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus
impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de
alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS303 - Debater e avaliar o
papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao
consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à
percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos
sustentáveis. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes
territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na
construção, consolidação e transformação das sociedades. EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre
sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante
das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas
de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e
contextos. EM13CHS402 - Analisar e comparar indicadores de emprego,
trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a
processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das
transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da
contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades
sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. EM13CHS404 - Identificar e discutir os múltiplos aspectos do
trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos
e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em
consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes
posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais
no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus
limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos
positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. |
O espaço mundial globalizado: ü Globalização: um processo múltiplo; ü Os fluxos da rede global de negócios; ü O comércio mundial e os blocos econômicos. |
4º BIMESTRE
- GEOGRAFIA – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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COMPETÊNCIAS / HABILIDADES BNCC |
CONTEÚDOS |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes
tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos
e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação
a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas
em argumentos e fontes de natureza científica. EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e
compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais,
ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados
e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos
filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos,
mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). EM13CHS104 - Analisar objetos e
vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e
espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as
territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do
espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras,
identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais,
impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os
conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural
e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. EM13CHS206 - Analisar a ocupação humana e a produção do
espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização,
distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros
que contribuem para o raciocínio geográfico. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência,
adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e
respeitando os Direitos Humanos. EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes
culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a
formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a
autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS504 - Analisar e avaliar os
impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais,
históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes
posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do
paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas
culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e
democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação
das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção
da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e
nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania,
aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e
regimes de governo, soberania etc.). EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais
no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus
limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos
positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos
Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade,
identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas
diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da
desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de
vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. |
O espaço político: focos de tensão: ü Conflitos
e tensões pelo mundo; ü Faces
do terrorismo. |
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e
espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades
e o papel geopolítico dos Estados-nações. EM13CHS205 - Analisar a produção de diferentes
territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais,
políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as
culturas juvenis. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos,
povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus
impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas
que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional, nacional e global. EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos
econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de
recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e
escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre
elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas
práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade. EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes
de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos,
discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e
promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o
consumo responsável. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes
territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na
construção, consolidação e transformação das sociedades. EM13CHS402 - Analisar e comparar indicadores de emprego,
trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a
processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. EM13CHS404 - Identificar e discutir os múltiplos aspectos do
trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos
e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em
consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes
posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os
protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das
populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil
contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e
inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo
ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do
paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas
culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e
democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação
das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção
da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da
sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas,
mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os
problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e
inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o
autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. |
Brasil: perspectivas
e globalização: ü Brasil:
país emergente; ü Complexos
regionais brasileiros; ü Geopolítica
no Brasil. |
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO |
AVALIAÇÃO |
ü Aula
expositiva dialogada; ü Resolução
de exercícios; ü Leitura
e interpretação de textos, gráficos, infográficos e mapas; ü Resumos
e fichamentos de textos; ü Pesquisas,
debates, seminários e produção de textos; ü
Construção de gráficos, cartazes e painéis; ü
Descrição, análise e comparação de imagens e
vídeos. |
Diagnóstica, formativa e somativa. |
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