COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
TURMA:
1º ANO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À
BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
Objetivos
da Área:
No primeiro ano do ensino médio iremos percorrer alguns
temas como: política, posse da terra, formas de governo, trabalho, gênero...
Com um olhar contemporâneo vamos estudar sobre a formação política e social do
ocidente. Em suas mudanças e permanências o processo histórico do
desenvolvimento euro-ocidental passou a expandir suas áreas de interesse,
entrando em conflitos com outros povos, expandindo suas culturas e domínio.
Teremos como ponto de investigação a constituição cultural do ocidente e a gênese
do desenvolvimento capitalista.
ü
Realizar atividades autônomas de pesquisa e
produção de conhecimento
ü
Organizar e relacionar os temas estudados em
suas complexidades históricas.
ü
Leitura e análise de documentos
ü
Desenvolver uma leitura crítica da História
buscando encontrar os diferentes discursos e como o processo histórico tem em
sua construção conflitos entre interesses dos grupos sociais envolvidos.
ü
Ter autonomia no estudo, pesquisa e realização
de trabalhos.
ü
Desenvolver uma linguagem histórica, identificando
os diferentes discursos e análise do processo de transformação e permanência ao
longo tempo.
ü
Identificar as relações entre os diferentes
períodos históricos.
Durante o ensino médio serão apresentadas questões que
aproximem os educandos dos vestibulares e ENEM, considerando que esses exames
atualmente exigem o conhecimento interdisciplinar, análise de documentos,
interpretação e a escrita.
HISTÓRIA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 1º
BIMESTRE |
|
O conhecimento histórico • entender a
importância da história e o processo de construção da história • compreender
a distinção entre História e Memória • analisar a
relação entre tempo, história e memória • identificar
a narrativa histórica e a construção de ideologia |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes
conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS501 - Analisar
os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a
convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
Antiguidade Clássica: Grécia
e Roma • entender as
diferenças na organização social e política das Póleis gregas • relacionar
o conceito de democracia e cidadania • compreender
as diferenças entre democracia antiga e atual • compreender
as diferenças entre democracia direta e indireta • relacionar
a questão de gênero na antiguidade e na atualidade • identificar
os elementos culturais da antiguidade • identificar
as condições da expansão romana •
caracterizar o Império Romano • identificar
a organização social romana • entender as
transformações sociais, econômicas e religiosas ocorridas em Roma |
HISTÓRIA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2º
BIMESTRE |
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A Europa Feudal - Idade Média • explicar o
processo de ruralização que ocorreu na Europa • compreender
o processo de cristianização da Europa •
caracterizar a economia, a sociedade e o poder político • entender o
surgimento do Islamismo e sua atual organização • refletir
sobre o senso crítico e senso comum sobre o Islamismo • analisar as
relações de tolerância entre as religiões • compreender
os interesses envolvidos nas cruzadas • conhecer
aspectos da cultura e mentalidade medieval • compreender
as mudanças que caracterizam a crise do feudalismo • analisar o
surgimento da burguesia e o renascimento comercial • explicar a
organização social em diferentes regiões do mundo |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS105 -
Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações
nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual
etc.), explicitando suas ambiguidades. EM13CHS204 - Comparar
e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e
externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas,
políticas e tecnológicas. EM13CHS206 - Analisar
a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os
princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos,
casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. EM13CHS402 - Analisar
e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços,
escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica. EM13CHS404 -
Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes
circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre
as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade,
as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
HISTÓRIA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 3º
BIMESTRE |
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O Nascimento da Modernidade • compreender
as características do humanismo • conhecer o
processo de transformações a partir do Renascimento • analisar a
consolidação da burguesia na organização social da Europa • analisar as
transformações sociais das Reformas Religiosas |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos
e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais
e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS404 -
Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes
circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre
as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade,
as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. EM13CHS601 -
Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos,sociais e
culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas)
no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
HISTÓRIA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 4º
BIMESTRE |
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Idade Moderna • compreender
o contexto das explorações marítimas e suas consequências • compreender
as características dos movimentos da reforma protestante e católica • compreender
as ideias de desencravamento do mundo • compreender
a formação e caracterizar o Estado Moderno • relacionar
a expansão comercial, mercantilismo e Estado Moderno |
EM13CHS101 -
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. EM13CHS102 -
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes
conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos. EM13CHS103 - Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre
outros). EM13CHS104 - Analisar
objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS105 -
Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações
nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo,
cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual
etc.), explicitando suas ambiguidades. EM13CHS106 - Utilizar
as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros
textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. EM13CHS501 - Analisar
os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a
convivência democrática e a solidariedade. EM13CHS504 - Analisar
e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. EM13CHS601 -
Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos,sociais e
culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas)
no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. EM13CHS603 - Analisar
a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos
(Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
Avaliação:
O processo de troca entre os educandos e educadores deve ser
acompanhado de uma permanente reflexão sobre os objetivos e procedimentos;
assim a avaliação em História será realizada de forma contínua. Buscando criar
mecanismos de regulação e reflexão os educandos serão avaliados de diversas
formas: seminários, participação, avaliações individuais, trabalhos em grupo e
individuais, atividades, lição de casa e produção em diversas linguagens.As
avaliações do ensino médio estarão relacionadas aos temas propostos pelos
vestibulares e ENEM, buscando desenvolver nos estudantes as habilidades
exigidas nesses exames. Sempre respeitando e desafiando as individualidades de
cada educando, o processo de avaliação servirá como um instrumento de produção
de conhecimento e análise do empenho dos educandos e como uma ferramenta para a
regulagem do processo ensino-aprendizagem.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO
1.
Analisar processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial
em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos,
científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente
em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões
baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2.
Analisar a formação de territórios e fronteiras
em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder
que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3.
Analisar e avaliar criticamente as relações de
diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e
consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição
de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4.
Analisar as relações de produção, capital e
trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel
dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5.
Identificar e combater as diversas formas de
injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos,
inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
6.
Participar do debate público de forma crítica,
respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
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