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Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

segunda-feira, dezembro 5

Planejamento anual e bimestral de geografia alinhado à BNCC do 6ºano EFII

Planejamento anual e bimestral de geografia alinhado à BNCC do 6ºano EFII


6º ano 1º Bimestre

Unidades Temáticas:

O sujeito e seu lugar no mundo

Formas e representação do pensamento espacial

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Identidade sociocultural

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Conteúdos:

Os lugares e suas Paisagens

 · Paisagem · Lugar; · Identificação de aspectos naturais e culturais da paisagem; · Homem, cultura e sua relação com a paisagem; · Elementos naturais e culturais das paisagens; · Cidadania, empatia, respeito e valorização dos diferentes lugares e pessoas; · Transformação da paisagem por intermédio de técnicas empregadas pelo ser humano; · Fatores naturais e culturais e identificação das particularidades da paisagem.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

6º ano 2º bimestre

UNIDADES TEMÁTICAS

Conexões e escalas

Formas e representação do pensamento espacial

Natureza ambientes e qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Relações entre os componentes físiconaturais

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Biodiversidade e ciclo hidrográfico Atividades humanas e dinâmica climática

CONTEÚDOS:

Cartografia: representação do espaço geográfico · Localização; · Evolução da cartografia; · Evolução das técnicas para representação e conhecimento do espaço geográfico; · O uso da tecnologia como agente de representação e conhecimento do espaço; · Convenções cartográficas; · Visão vertical dos mapas; · Diferentes noções e visões do espaço; · O espaço a partir das diferentes perspectivas; · Orientação e lugar no mundo, importância de saber se localizar no espaço; · Pontos Cardeais, Colaterais, Rosa dos ventos; · Latitude, Longitude, Coordenadas geográficas; · Escala; · Superfície da Terra; · Movimentos da Terra; · Continentes e oceanos; · Fuso Horário; · Tempo Geológico; · Estações do ano;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

 (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

 (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físiconaturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

6º ano 3º bimestre

UNIDADES TEMÁTICAS

O sujeito e seu lugar no mundo

Formas e representação do pensamento espacial

Natureza ambientes e qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Identidade sócio cultural

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Biodiversidade e ciclo hidrológico

Atividades humanas e dinâmica climática

CONTEÚDOS

Relevo e a hidrografia · Relevo terrestre; · Mapa altimétrico; · Ações humanas e naturais e sua interferência no relevo; · Águas continentais; · Apropriação e utilização da água doce pelo ser humano; · A importância da água nas atividades cotidianas e econômicas; · Hidrografia; · O relevo e sua importância na hidrografia; · Águas oceânicas; · A importância dos recursos hídricos nas atividades humanas e as diferentes formas de utilização; · Os impactos causados a partir da intervenção humana no meio ambiente; · Conscientização e preservação do meio ambiente.

O clima e as formações vegetais · Compreensão da diferença conceitual entre clima e tempo; · Atmosfera e suas dinâmicas; · Climogramas e sua interpretação; · Os diferentes climas e sua influência na superfície terrestre; · O emprego de tecnologias para a percepção das diferenças climáticas existentes na superfície terrestre; · O clima como agente auxiliador das atividades humanas. Formações vegetais no mundo · Formações vegetais; · O clima e sua influência nas formações

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. 

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

 (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. 

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. 

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físiconaturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

6º ano 4º bimestre

UNIDADES TEMÁTICAS

O sujeito e seu lugar no mundo

Conexões e escalas

Mundo e trabalho

Natureza ambientes e qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Identidade sócio cultural

Relações entre componentes físicosnaturais

Transformações das paisagens naturais e antrópicas

Biodiversidade e ciclo hidrológico

Atividades humanas e dinâmica climática

CONTEÚDOS

Formações vegetais; · Ação humana na vegetação e as mudanças climáticas. A dinâmica da terra · Estrutura interna da Terra; · Placas Tectônicas; · Vulcanismo; · Catástrofes decorrentes de agentes endógenos e sua repercussão na superfície terrestre; · As ações endógenas da superfície terrestre e seus impactos, principalmente no Brasil; · Sensibilização da sociedade frente ás ações catastróficas decorrentes de fenômenos endógenos.

A dinâmica externa da Terra · A interação entre os agentes externos na superfície da Terra; · A ação humana associada aos agentes exógenos na transformação do espaço; · As ações dos seres humanos como fator de mudança nas paisagens em diferentes períodos de tempo; · Tempo geológico e o tempo histórico e sua relação com as transformações das paisagens. Trabalho e espaço geográfico · Espaço geográfico; · Trabalho como agente de transformação do espaço geográfico; · A utilização de técnicas para a modificação do espaço geográfico;

· Interação entre o homem e a natureza; · Conscientização e valorização da igualdade entre os gêneros; · As diferentes atividades econômicas e sua relação com o espaço geográfico; · A compreensão do espaço a partir de diferentes escalas. Recursos naturais e meio ambiente · Recursos naturais e fonte de energia; · Recursos naturais renováveis e não renováveis. · A relação dos recursos naturais na geração de energia. Sociedade e natureza · As ações humanas no espaço e suas consequências para a natureza; · Sustentabilidade; · Conscientização da sociedade a favor de ações sustentáveis; · Imagens de satélite; · O emprego das novas tecnologias no ensino de Geografia.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. 

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. 

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físiconaturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos. 

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

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