COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
TURMA: 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM
E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
GEOGRAFIA – 8º ANO – 1º BIMESTRE |
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Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades |
ESPAÇO
GEOGRÁFICO E GEOPOLÍTICA MUNDIAL Geopolítica e relações internacionais Da ordem bipolar à geopolítica atual |
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais |
EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da
população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes. |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na
América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas
de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
|
Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. EF08GE06: Analisar a atuação das organizações
mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos
americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas
desses processos. EF08GE07: Analisar os impactos geoeconômicos,
geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no
cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a
China e o Brasil. EF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos
movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. EF08GE11: Analisar áreas de conflito e tensões nas
regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos
internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. |
|
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América. |
|
POPULAÇÃO E
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Aspectos demográficos Migrações e diversidade Diferentes formas de regionalização |
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais |
EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população
humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos
da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes. |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
EF08GE02: Relacionar fatos e situações
representativas da história das famílias do Município em que se localiza a
escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população
mundial. EF08GE03: Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na
América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas
de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
|
Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós- -guerra. EF08GE07: Analisar os impactos geoeconômicos,
geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no
cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a
China e o Brasil. EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de
produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e
industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os
países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). |
|
Os diferentes contextos e os meios técnico e
tecnológico na produção |
EF08GE13: Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. |
|
Transformações do espaço na sociedade urbano- |
EF08GE15: Analisar a importância dos principais
recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da
Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes,
entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização
da água. EF08GE16: Analisar as principais problemáticas comuns
às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à
distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e
trabalho. |
|
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América. |
GEOGRAFIA – 8º ANO – 2º BIMESTRE |
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Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades |
O CONTINENTE
AMERICANO Quadro natural e regionalização Produção e economia |
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais |
EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da
população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da
população humana pelos continentes. |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
EF08GE03: Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na
América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas
de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
|
Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
EF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos
movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. |
|
Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico
na produção |
EF08GE13: Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. |
|
Transformações do espaço na sociedade urbano- |
EF08GE15: Analisar a importância dos principais
recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da
Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes,
entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização
da água. EF08GE16: Analisar as principais problemáticas comuns
às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à
distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e
trabalho. EF08GE17: Analisar a segregação socioespacial em
ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de
favelas, alagados e zona de riscos. |
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Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
EF08GE18: Elaborar mapas ou outras formas de representação
cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais,
ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação
de solos da África e América. EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América. |
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|
Identidades e interculturalidades regionais: Estados
Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África |
EF08GE20: Analisar características de países e grupos
de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais,
urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e
econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e
valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses
povos. |
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na América Latina |
EF08GE22: Identificar os principais recursos naturais
dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria- -prima e energia e sua relevância para a cooperação
entre os países do Mercosul. EF08GE23: Identificar paisagens da América Latina e associá-las,
por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos
da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia. EF08GE24: Analisar as principais características
produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na
Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile;
circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da
cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e
plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros). |
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América do
Norte Estados Unidos: território, organização do espaço e
população Canadá e México |
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais |
EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da
população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da
população humana pelos continentes. |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
EF08GE03: Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na
América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas
de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
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Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
EF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos
movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. |
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Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico
na produção |
EF08GE13: Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. EF08GE14: Analisar os processos de desconcentração,
descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do
capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque
para o Brasil. |
GEOGRAFIA – 8º ANO – 3º BIMESTRE |
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Conteúdos |
Objetos de
conhecimento |
Habilidades |
AMÉRICA
CENTRAL E AMÉRICA DO SUL América Central: continente e insular América do Sul A integração regional e o papel do Brasil |
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais |
EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da
população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes. |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
EF08GE03: Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na
América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas
de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
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Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. EF08GE07: Analisar os impactos geoeconômicos,
geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no
cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a
China e o Brasil. EF08GE08: Analisar a situação do Brasil e de outros
países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na
ordem mundial do pós-guerra. EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de
produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e
industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os
países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). EF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos
movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. EF08GE11: Analisar áreas de conflito e tensões nas
regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos
internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. EF08GE12: Compreender os objetivos e analisar a
importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul,
OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros). |
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Os diferentes contextos e os meios técnico e
tecnológico na produção |
EF08GE13: Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. EF08GE14: Analisar os processos de desconcentração,
descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do
capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque
para o Brasil. |
Transformações do espaço na sociedade urbano--industrial
na América Latina |
EF08GE16: Analisar as principais problemáticas comuns
às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à
distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e
trabalho. EF08GE17: Analisar a segregação socioespacial em
ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de
favelas, alagados e zona de riscos. |
|
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América. |
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Identidades e interculturalidades regionais: Estados
Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África |
EF08GE20: Analisar características de países e grupos
de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais,
urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e
econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e
valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses
povos. |
Diversidade ambiental e as transformações nas
paisagens na América Latina |
EF08GE22: Identificar os principais recursos naturais
dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de
matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do
Mercosul. EF08GE23: Identificar paisagens da América Latina e
associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com
base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia. EF08GE24: Analisar as principais características
produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na
Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile;
circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da
cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e
plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros). |
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Regiões
polares Região ártica Antártica e o continente gelado |
Identidades e interculturalidades regionais: Estados
Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África |
EF08GE21: Analisar o papel ambiental e territorial da
Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América
do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente
global. |
GEOGRAFIA
– 8º ANO – 4º BIMESTRE |
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Conteúdos |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
ÁFRICA REGIONALI-ZAÇÃO E
FRONTEIRAS Localização, quadro natural e regionalização Fronteiras africanas |
Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações
mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos
americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas
desses processos. (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros
países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na
ordem mundial do pós-guerra. (EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de
produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e
industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os
países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). |
Os diferentes contextos e os meios técnico e
tecnológico na produção |
(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração,
descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do
capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque
para o Brasil. |
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Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de
representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e
rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e
ocupação de solos da África e América. (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas
esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas
acerca da África e América. |
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Identidades e interculturali-dades regionais: Estados
Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África |
(EF08GE20) Analisar características de países e
grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades
sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua
apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na
espoliação desses povos. |
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POPULAÇÃO E
ECONOMIA DA ÁFRICA Populações, condições sociais e diversidade cultural Urbanização e economia africana |
Diversidade e dinâmica da população mundial e local |
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). |
Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial |
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós- -guerra. (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos,
geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no
cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a
China e o Brasil. (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros
países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na
ordem mundial do pós-guerra. |
|
Os diferentes contextos e os meios técnico e
tecnológico na produção |
(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na
economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração,
descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do
capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque
para o Brasil. |
|
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e África |
(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de
representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e
rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e
ocupação de solos da África e América. (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América. |
|
Identidades e interculturali-dades regionais: Estados
Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África |
(EF08GE20) Analisar características de países e
grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades
sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua
apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na
espoliação desses povos. |
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