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Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

segunda-feira, dezembro 5

História da Arte

 

História da Arte


PLANEJAMENTO DE ARTES 3º NÍVEL

OBJETIVOS
- Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão;
- Interagir com diferentes materiais e meios (computador, vídeo, cinema, fotografia);
- Reconhecer e usar diversas técnicas;
- Desenvolver relação de autoconfiança com a própria produção artística;
- Valorizar a diversidade estética e artística;
- Analisar criticamente elementos da lin­guagem visual cotidiana (vitrines, roupas, ob­jetos domésticos, meios de comunicação).

CONTEÚDO
1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre
- Arte na pré-história
- Arte egípcia
- Arte grega
-Arte romana
-Arte bizantina
-Renascimento

METODOLOGIA
-Os trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas dialogadas, criando sempre oportunidades para os alunos darem opiniões, revelarem suas idéias e seus valores;
-Leituras; análise, interpretação e discussão de textos;  debates sobre os temas;
Produção de trabalhos artísticos espaços diversos por meio de: desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas e outros..
-Observação, análise, utilização dos elementos da linguagem visual e suas articulações nas imagens produzidas.
- Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias intenções e aprimorando o domínio dessas ações.
- Conhecimento e utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas.

AVALIAÇÃO
A avaliação será prévia a uma atividade para diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos, será realizada durante a própria situação de aprendizagem, para identificar como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos; será realizada também ao término de um conjunto de
atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

REFERENCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries) : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.

FERRAZ, M. H. C. T. e FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da Arte. São Paulo:Cortez, 1993.

IAVELBERG, R. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ZANINI, W. (org.). História geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles,1983.


PLANEJAMENTO DE ARTES 4º NÍVEL

OBJETIVOS
- Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar produções artísticas.
-Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
-Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
-Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no contorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estético.
-Observar as relações entre o homem e a realidade, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
-Estimular a imaginação criadora, cultivando o prazer pela expressão plástica, através de técnicas, oportunizando a liberdade no momento da criação, satisfazendo as necessidades lúdicas e imaginárias, considerando as inteligências múltiplas.

CONTEÚDO
1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre
-Impressionismo
-Expressionismo
-Surrealismo
-Abstracionismo
-Arte Brasileira
-Folclore
-Semana de Arte Moderna

METODOLOGIA
-Os trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas dialogadas, criando sempre oportunidades para os alunos darem opiniões, revelarem suas idéias e seus valores;
-Leituras; análise, interpretação e discussão de textos;  debates sobre os temas;
Produção de trabalhos artísticos espaços diversos por meio de: desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas e outros..
-Observação, análise, utilização dos elementos da linguagem visual e suas articulações nas imagens produzidas.
- Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias intenções e aprimorando o domínio dessas ações.
- Conhecimento e utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas.

AVALIAÇÃO
A avaliação será prévia a uma atividade para diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos; será realizada durante a própria situação de aprendizagem, para identificar como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos; será realizada também ao término de um conjunto de
atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

REFERÊNCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries) : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.

FERRAZ, M. H. C. T. e FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da Arte. São Paulo:Cortez, 1993.

IAVELBERG, R. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ZANINI, W. (org.). História geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles,1983.

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