Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

segunda-feira, dezembro 5

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA TURMA: 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

 

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

 

TURMA: 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO ANUAL ALINHAMENTO À BNCC, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6º ANO – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE

Conteúdos

Objetos de conhecimento

Habilidades BNCC

 

A GEOGRAFIA E A COMPRE-ENSÃO DO MUNDO

 

 

Paisagem, espaço e lugar

 

O trabalho e a transformação do espaço geográfico

 

Orientação e localização no espaço geográfico

Identidade sociocultural

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Formas de representação e pensamento espacial

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE08: Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

 

6º ANO – GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE

Conteúdos

Objetos de conhecimento

Habilidades BNCC

 

O PLANETA TERRA

 

Características gerais do planeta Terra

 

A deriva continental e as placas tectônicas

Relações entre os componentes físico‑naturais

EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

AS ESFERAS DA TERRA, OS CONTINENTES, AS ILHAS E OS OCEANOS

 

As diferentes esferas da Terra e a ação dos seres humanos

 

Continentes e ilhas

 

Oceanos e mares

 

Identidade sociocultural

EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Relações entre os componentes físico-naturais

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-
-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

 

6º ANO – GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE

Conteúdos

Objetos de conhecimento

Habilidades BNCC

RELEVO E HIDROGRAFIA

 

O relevo terrestre

 

A água e a hidrografia

Relações entre os componentes físico-naturais

EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

CLIMA E VEGETAÇÃO

 

O tempo atmosférico e o clima

 

As vegetações da Terra

Identidade sociocultural

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

 

 

Relações entre os componentes físico-naturais

EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

 

6º ANO – GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE

Conteúdos

Objetos de Conhecimento

Habilidades BNCC

OS ESPAÇOS RURAL E URBANO

 

O espaço rural e suas paisagens

 

O espaço urbano e suas paisagens

Identidade sociocultural

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Relações entre os componentes físico-naturais

EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Atividades humanas e dinâmica climática

EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

EXTRATI-VISMO E AGRO-PECUÁRIA

 

Recursos naturais e atividades econômicas

 

A agricultura e a pecuária

Relações entre os componentes físico-naturais

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

O artesanato, a manufatura e a indústria

 

Comércio e a prestação de serviços

Identidade sociocultural

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Transformação das paisagens naturais e antrópicas

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Atividades humanas e dinâmica climática

EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Nenhum comentário: