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Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

segunda-feira, dezembro 5

Acessibilidade urbana

 

Acessibilidade urbana

Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015

Para assegurar dignidade e inclusão a cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão), em vigor desde 2016, garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Questões

1)  Coloque V para verdadeiro e F para falso.

a) (__) É permitida a cobrança de valores adicionais, em matriculas e mensalidades, de instituições de ensino privadas, a pessoa com algum tipo de deficiência.

b) (__) Quem impedir ou dificultar o ingresso da pessoa com deficiência em planos privados de saúde está sujeito à pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa.

c) (__) As pessoas com alguma deficiência podem participar ativamente da vida política, social, econômica e cultural do país.

d) (__) O Brasil é um país que não criou leis para assegurar direitos a pessoas com algum tipo de deficiência.

 

2)  Marque um X nas questões corretas.

a)   (__) O espaço escolar é um ótimo exemplo de mudança de atitude em relação às pessoas com deficiência.

b)  (__) As empresas brasileiras são proibidas de contratar pessoas com algum tipo de deficiência.

c)   (__) Pessoas com deficiência devem ficar isoladas em casa.

d)  (__) Foi criado o Programa Escolar Acessível, em 2011,para promover a adequação dos prédios e a oferta de transporte acessível as pessoas com algum tipo de deficiência.

e)   (__) Disponibilizar material didático e recursos de tecnologia, e ofertar educação bilíngue em língua portuguesa e Língua de Sinais Brasileira( Libras)nas escolas públicas do país.

 

3)  Na sua escola tem banheiro adequado para pessoas com deficiência? Se sim, descreva-o.

R:

 

4)  Você já viu e/ou pegou em um livro escrito em braile?

R:

 

5)  Próximo da sua escola tem semáforo sonoro? Você sabe por que ele evite som alto?

R:

 

6)   Pesquise se nas proximidades da sua casa tem acessibilidade para pessoas com deficiência.

R:

 

7)  Entreviste uma pessoa que trabalha e pergunte se no seu local de trabalho, trabalham tem pessoas com deficiência trabalhando e se o local de trabalho tem adequações para atendê-las:

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