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Professor

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Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

quinta-feira, maio 28

Direção e coordenação em sintonia

Direção e coordenação em sintonia


Dividir a sala ajuda nas conversas diárias, mas ainda assim é necessário reservar horário específico na agenda para reuniões e estudos. Foto: Bruno Mazzoco
Olá, seja bem-vindo!
Minha parceria com a coordenadora Selma de Cássia Berger Martins da Silva começou de uma maneira muito interessante. Era minha estreia no cargo de diretor, mas eu tinha uma boa experiência na coordenação e sempre amei ser professor. Ela nunca tinha atuado como coordenadora, mas já havia trabalhado muito bem como diretora (inclusive em nossa escola). A troca de funções nos conectou e fez trabalharmos em muita harmonia e sintonia. Um sempre está auxiliando o outro: eu participo das discussões pedagógicas e ela está atenta e disposta a me orientar nas dúvidas burocráticas. Tudo com o mesmo foco: garantir a aprendizagem dos alunos.
Nós realizamos uma série de tarefas em conjunto, mas existem características e funções bem definidas entre nós. As atividades relacionadas a gerenciamento, manutenção, definição de orçamentos, compras, disponibilização de materiais, organização e realização das reuniões de conselho e APM e os demais trabalhos burocráticos necessários ao bom funcionamento da escola são de minha responsabilidade como diretor. Ações e sanções disciplinares também.
A coordenação pedagógica participa de todas as ações, mas de maneira diferenciada. Enquanto a direção organiza e faz manutenção nos espaços, a coordenação orienta professores e alunos sobre a utilização deles. Se o diretor deve garantir os horários de trabalho dos docentes e funcionários, inclusive as atividades pedagógicas, o coordenador precisa planejar e coordenar a realização das reuniões semanais, promovendo discussões e análises das atividades realizadas juntamente com os professores.
Mas para que isso ocorra de maneira integrada, além das experiências anteriores, nossas trocas de informações precisam ser constantes. Trabalhamos juntos literalmente, pois dividimos a mesma sala, o que facilita as conversas diárias. Mesmo assim estabelecemos uma rotina de reuniões e estudos. Todas as segundas e quintas, por no mínimo 30 minutos, encostamos a porta da sala, organizamos as ações que foram realizadas e planejamos nossa semana, detalhando as sequências de atividades das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e horários de projetos e estudos dos nossos professores.

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