Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

sábado, março 5

6ª Ano - Arte : COMO SURGIU O PONTILHISMO

COMO SURGIU O PONTILHISMO
O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas.
Trata-se de uma técnica de pintura em que o artista fez desenhos e representações usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito óptico diferente da pintura convencional.
Os dois principais artistas dessa modalidade foram os franceses George Seurat (1859–1891) e Paul Signac (1863–1935), que aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica, isto é, o modo como os objetos são vistos.
Seurat, em especial, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto,  permitem perceber uma cena. Essa técnica ganhou o nome de pontilhismo: as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.
Perceba na obra abaixo (Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte, 1884-1886) a evidência de como a figura foi construída a partir de pequenos pontos. Observe também como Seurat conseguiu criar áreas de luz e sombra: os pontinhos amarelos nos dão a ideia de luz do sol; os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.


Signac foi outro grande pintor que dominou a técnica pontilhista. 
Ele gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, 
e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.

Observe em sua obra abaixo (A boia vermelha, 1895), 
os pequenos pontos coloridos que, colocados lado a lado, formam todo os 
elementos representados: o céu, as casas, as embarcações, a água, a boia e o reflexo de tudo isso na água.



No Brasil, diversos artistas, principalmente do período da Primeira República, 
utilizaram a técnica especialmente em paisagens e 
pinturas decorativas, como Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti e Rodolfo Chambelland.

Fontes: http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/pontilhismo/ 
GRAÇA, Proença. Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ática, 2009

Nenhum comentário: