Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

domingo, dezembro 27

Separando os meus problemas dos problemas dos outros



Eu sempre achei que tinha mais problemas do que todo mundo, até que um dia eu percebi que assimilava os problemas de quem amava e tomava-os como meus também. Eu me cobrava solução dos problemas deles, me sentia culpado por não resolvê-los, sempre fui assim, sempre me exigi demais. E como demorei a entender que o problema dos outros é dos outros, ainda que sejam meus amados. Mas agora eu sei que o fato de não poder resolver seus problemas não diminui o amor que sinto por eles.

Hoje eu me policio diariamente pra não me envolver demais, pra não me cobrar soluções que não me cabem, me controlo pra não assimilar mais problemas além dos que eu já tenho. E assim me torno um pouco mais frio, insensível e indiferente. Não sei ainda se isso é bom ou ruim, se me torna mais maduro ou mais egoísta, mais feliz ou mais triste. Só sei que por hora sinto um pouco mais de paz de espírito. É como se livrar de um imenso peso, alivia.

Não está sendo fácil ser assim dessa nova maneira, às vezes eu não me reconheço agindo tão friamente e me importando tão pouco com os outros, às vezes tento me convencer de que é melhor assim, sem ter certeza alguma do que digo. Às vezes me eximo de qualquer responsabilidade do problema do outro, e após algumas palavras duras eu desligo o telefone e me arrependo de ter tratado tão mal alguém que eu amo. Mas resisto em ser do 'velho' jeito novamente, porque cansei, preciso de um tempo só pra mim. Tenho certeza de que os outros vão saber se virar sem minha ajuda, resta saber se eu vou saber me virar sem os problemas deles.

Fonte [Mente Hiperativa]

Nenhum comentário: