Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

sexta-feira, março 27

Pensando como um líder.

Por Jack Welch.  Artigo original em: http://ow.ly/mOb73 
Frequentemente as pessoas que são promovidas para o seu primeiro cargo de liderança não entendem a essência do que é ser líder. Este, provavelmente, é o maior motivo de tropeço em suas carreiras.
Tornar-se um líder muda tudo. Antes de ser um líder o sucesso é sobre você: é a respeito da sua performance, das suas contribuições, de você levantando a mão, sendo chamado e dando as respostas certas.
Quando você se torna um líder o sucesso é sobre o crescimento dos outros: tornar as pessoas que trabalham para você mais espertas, maduras e ousadas. Nada que você faz como um indivíduo importa, a não ser a forma com que você nutre, dá suporte ao seu time e ajuda cada membro a aumentar sua auto confiança. Sim, você terá a sua parte de atenção lá de cima, mas somente na medida em que seu time estiver vencendo. Dizendo de outra forma: seu sucesso como líder virá não do que você faz, mas das glórias refletidas pelo seu time.
Agora, esta é uma mudança e tanto e,  sem dúvida, muito difícil! Ser um líder basicamente exige um mindset (modelo mental) completamente novo. Você não vai mais ficar pensando “Como eu posso aparecer?”, mas “Como eu posso ajudar o meu time a fazer o seu trabalho ainda melhor?”. Algumas vezes isto requer mudar um hábito de décadas. Afinal, você provavelmente passou a vida desde o colégio até seu último emprego sendo alguém que ”levantava a mão”. A boa notícia é que você foi promovido porque alguém acima de você acredita que você tem bagagem para fazer a transição de astro do time para um treinador de sucesso.
O que esta transição verdadeiramente envolve? Em primeiro lugar você deve orientar ativamente o seu time. Você deve exalar energia positiva sobre a vida e o trabalho que vocês estão fazendo juntos, mostrar otimismo sobre o futuro e cuidado. Cuidar apaixonadamente pelo progresso de cada pessoa. Dar a eles feedback – não só na avaliação anual ou semestral – mas após reuniões, apresentações ou visitas a clientes. Fazer de cada evento importante um aprendizado. Dizer o que você gosta do que eles estão fazendo e de que forma eles podem fazer ainda melhor. Sua energia vai energizar todos a seu redor.
E não tem necessidade de dourar a pílula. Seja sincero, o que aliás é uma das principais características dos líderes efetivos.

Tenha isso em mente e nunca se esqueça: você é um líder agora: não é sobre você. É sobre eles!

Nenhum comentário: