Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

quarta-feira, outubro 30

IX EXPOESG - 2013 ARQUIVO CONFIDENCIAL DE CHICA DA SILVA Orientador: Professor Walber Queiroz

ESCOLA SIMÔA GOMES EM GARANHUNS - PE: IX EXPOESG ... 

Homenagem As Mulheres Fascinantes que fizeram e fazem parte da nossa história


IX EXPOESG - 2013 ARQUIVO CONFIDENCIAL DE CHICA DA SILVA 
Série 6º Ano "C"
Orientador: Professor Walber Queiroz
 ·      Chica da Silva (1732-1796) foi uma escrava que viveu no Brasil na segunda metade do século 18, e manteve uma relação durante quinze anos com o rico contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Atingiu uma posição de destaque na sociedade, época em que a questão da escravatura era muito evidente.
·      Francisca da Silva nasceu no arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina. Foi escrava de um proprietário de lavras, o sargento-mor Manoel Pires Sardinha, com quem teve um filho chamado Simão Pires Sardinha. Este foi alforriado pelo pai, que o deixou bens em testamento.
 ·      Chica da Silva foi dada como escrava ao Padre Rolim, mas foi libertada depois que o Padre foi preso acusado de fazer parte da inconfidência mineira.
·      Em 1753, chega ao arraial do Tijuco o contratador de diamantes, João Fernandes de Oliveira, que alforriou Chica da Silva e passou a viver com a ex-escrava sem matrimônio oficial. Chica da Silva passou a ser chamada oficialmente Francisca da Silva Oliveira. O casal teve 13 filhos e mantiveram uma relação que durou 15 anos. João Fernandes registrou os filhos com o seu sobrenome, raro na época quando se tratavam de bastardos.

·      João Fernandes retornou a Portugal depois da morte de seu pai, a fim de resolver questões de herança familiar. Levou os quatro filhos que teve com Chica da Silva. Lá, adquiriram educação superior e alcançaram postos de nobreza na corte portuguesa. As filhas ficaram com a mãe no Brasil, onde estudaram prendas domésticas e música.
·      Mesmo sem viver com João Fernandes pelo resto de sua vida, Chica da Silva tinha grande prestígio social, pois aproveitou dos bens de João Fernandes, embora tenha vivido no regime de concubinato. Passou a viver com a elite branca local, inclusive, obtendo escravos negros, e doou seus bens às irmandades religiosas do Carmo e de São Francisco, que eram exclusivas de brancos, e às das Mercês e do Rosário, que eram reservadas aos negros.
·      Chica da Silva faleceu em 1796, e foi sepultada na irmandade religiosa mais importante- São Francisco de Assis, exclusiva dos brancos. Esse acontecimento é uma grande prova da importância social que a ex-escrava alcançou na época.

Nenhum comentário: