Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

quarta-feira, agosto 8

Religiosidade do Nordeste

Religiosidade do Nordeste





Em toda a região nordeste, o sentimento de religiosidade é muito presente, a fé é uma característica do povo nordestino.



Na 1ª semana de agosto as pessoas ocupam a cidade de Pirapora às margens do Rio São Francisco para a festa do Bom Jesus da Lapa. As comemorações acontecem em uma gruta, que é uma igreja natural, onde está o túmulo de Francisco Mendonça. Mas, que foi o fundador, a quem o povo atribui milagres.


Há a crença popular no Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Cíço”, para o povo ele é santo e sua estátua está em Juazeiro do Norte é uma das maiores do Brasil.


O candomblé, religião de raízes africanas, é bastante difundido, principalmente na Bahia. Há detalhes importantes nos rituais de candomblé, os “santos” ou orixás são reverenciados um por um nos terreiros, cada qual tem um toque especial de atabaque, um ritmo, roupas próprias, coreografia, saudações próprias e até comidas especiais.



Segundo a crença popular, cada pessoa tem um orixá que rege sua cabeça, que deve ser reverenciado nos rituais e alguns até recebem-nos em seu corpo.


A lavagem do Senhor do Bom-fim é um ritual famoso em Salvador, onde as pessoas se reúnem para fazer a lavagem das escadarias da igreja do Bom-fim.

Nenhum comentário: