Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

quarta-feira, junho 1

História LOCAL: VENTUROSA - PE

HISTÓRIA DE VENTUROSA

Venturosa é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Grotão e pelos povoados de Ingazeira e Tara Velho.
História Antes de tornar-se município, Venturosa era apenas uma pequena fazenda de nome Boa Sorte. Mesmo em tempos de grande seca, o gado do proprietário da fazenda conseguiu sobreviver às condições climáticas desfavoráveis. Da fazenda, criou-se uma pequena vila chamada Venturosa. O nome veio devido à ventura do fazendeiro que não perdeu os seus animais na seca que afetava a região. A pequena vila crescia, mas pertencia ao município da Pedra, a 12 km de distância. Com o passar do tempo, o município conseguiu ascender economicamente e desprender-se da Pedra, garantindo a sua independência. Turismo
Localizada no município de Venturosa a Pedra Furada, é uma das mais belas paisagens da região. A região faz parte do pólo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra Furada que dispõe de infra-estrutura básica. Situada em um parque municipal, seu acesso é feito por uma trilha com escadaria (360 degraus). O mirante oferece paisagens de grande beleza.
É constituida por um enorme bloco de formação granítica (com aproximadamente 50 metros de altura), com diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de rapel.
A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor historico-cientifíco, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de indíos pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.A aventura tem como foco principal a subida na pedra para a prática do rapel que parte é apoiado e na grande abertura um rapel livre (negativo).Na trilha é necessário levar bastante líquido devido a elevada temperatura local em quase toda época do ano e protetor solar.

Nenhum comentário: