Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
Um comentário:
O município de Garanhuns,surgiu no territória pertencente a Sesmaria dos Aranha-doada a Nicolau Aranha Pacheco em 1658.
Na Sesmaria, Antonio Garcia, que era o foreiro dos Aranha Pacheco, fundou a Fazenda do Garcia.
Há controvérsias sobre o fato de Garanhunsm em algum momento ter sido sede de Capitania. Se isso aconteceu foi após 1710, posterior a destruição do Quilombo dos Palmares que tinha extensão até ao Morro do Magano, em Garanhuns.
Postar um comentário