Sim, sabe aquela nota que em muitos casos pode significar uma média final boa ou ruim, que normalmente é atribuída devido à participação do aluno durante as tarefas em classe, entre outras coisas, mas que nem sempre é clara?
Observe os alunos
Para evitar isto, um professor deve deixar bem claro que os critérios definidos para a avaliação que irá resultar na nota de participação do aluno serão voltados a um conjunto de fatores.
E este conjunto de fatores deverá ser apresentado de modo bem claro logo no início do ano letivo, para que os alunos saibam quais serão as regras do jogo e para que eles não tenham argumentos para reclamar no final do ano por falta de entendimento.
Procure avaliar mais de um critério
O ideal para a nota de participação é que o professor procure avaliar mais de um critério por meio dela, procurando, entre outras coisas, avaliar o comportamento, a participação nos debates em sala e nas atividades, a pró atividade, a iniciativa e outras coisas que poderão ser definidas.
Com isto, as chances de distorções serão menores, e será mais fácil para os alunos entender o que de fato está sendo avaliado, melhorando, entre outras coisas, o comportamento dos alunos durante as aulas e durante as explicações.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/educador/dicas-para-dar-notas-de-participacao-justas.html#ixzz3aXKRwlYh
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