Antes de se municiar nos estudos com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma
lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é
só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.
Com o tema delimitado, é hora de estudar
as informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar e
estudar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas,
revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é
possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.
Dicas: Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar e para o estudo, mas também mais fáceis de perder.
Se preferir sublinhar as partes
mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do
material – nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para
entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura. Assim, vá em frente com essas dicas de estudo: leia cada um dos textos uma
vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a
segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as
informações que considerar relevantes para seu trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário