O pedagogo é um criador de caminhos para se chegar a um fim, podendo então lhe dar com qualquer que seja o tipo de educação que esteja lhe sendo apresentada, bem como utilizador de métodos educacionais, por isso é lhe imposta a tarefa de educar as crianças. Em suma, o pedagogo é um especialista em educação que associa as questões sociais e políticas ao aprendizado para fazer com que este seja melhor.
Já o professor, é quem usa os métodos para ensinar algo a alguém, por exemplo, o professor de filosofia aprende a filosofia e a forma de ensina-la, não é preparado para educar, e sim para ensinar a filosofia, o objeto principal de estudo dele é a filosofia.
O pedagogo pode atuar como professor aplicando o sistema que por ele foi criado para a transmissão do conhecimento, o docente não foi preparado para atuar em todas as áreas do saber educacional.
Abaixo está uma lista com as áreas de atuação do pedagogo.
ESPECIALISTA DE AÇÃO EDUCATIVA ESCOLAR
Supervisor pedagógico
Administradores escolares
Planejador
Coordenador
Orientador educacional
Instrutor
ESPECIALISTA EM ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA-ESCOLAR.
Técnico
Animador
Consultor
Psicopedagogos
Clínicos
SABERES PEDAGÓGICOS
São saberes que o pedagogo/professor deve ter para fundamentar a sua didática, estão entre esses saberes a história do seu povo, a filosofia de vida, a formação da sociedade, a psicologia entre outros; estes saberes servem para que o pedagogo crie métodos e para que o professor saiba qual método que melhor se adéqua aos estudantes, seja de qualquer classe social ou cor/etnia etc.
Os saberes pedagógicos são importantes para a vida de qualquer profissional da educação, pois é a partir deles que as ações didáticas tomam forma de saber.
Raros são os professores que fundamentam suas pedagogias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário