Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

quinta-feira, outubro 6

ESCOLA PROFESSOR LETÁCIO BRITO PESSOA - FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA – 6º ANO “B” Professor Walber Queiroz

 












"As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis."

"ENERGIA SOLAR

Consiste no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a Terra. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias. A sua principal questão, todavia, não é a sua disponibilidade na natureza, e sim as formas de aproveitá-la para a geração de eletricidade."

"ENERGIA EÓLICA

Utiliza-se da força promovida pelos ventos para a produção de energia. Sua importância vem crescendo na atualidade, pois, assim como a energia solar, ela não emite poluentes na atmosfera. As usinas eólicas utilizam-se de grandes cataventos instalados em áreas onde a movimentação das massas de ar é intensa e constante na maior parte do ano. Os ventos giram as hélices, que, por sua vez, movem as turbinas, acionando os geradores"

"ENERGIA DA BIOMASSA

A biomassa corresponde a toda e qualquer matéria orgânica não fóssil. Assim, pode-se utilizar esse material para a queima e produção de energia, por isso ela é considerada uma fonte renovável. Sua importância está no aproveitamento de materiais que, em tese, seriam descartáveis, como restos agrícolas (principalmente o bagaço da cana-de-açúcar), e também na possibilidade de cultivo."

·         VANTAGENS

·         Os danos ao meio ambiente são mínimos comparados aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis de energia.

·         As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza.

·         Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.

·         A utilização das fontes renováveis de energia pode diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas.

DESVANTAGENS

·         A maioria das fontes renováveis de energia é considerada limpa. Apesar disso, algumas delas podem causar problemas ao meio ambiente. Um exemplo é a energia eólica, cujos aerogeradores provocam mudanças nas paisagens dos locais em que são instalados, além de influenciarem o fluxo migratório de aves da região.

·         O uso da biomassa para geração de energia por meio da queima de vegetais necessita da ampliação de áreas de cultivo, ocasionando, consequentemente, desmatamentos.

·         Apesar de limpas e apresentarem bom custo-benefício, as fontes renováveis de energia demandam uso de tecnologias avançadas para que sejam viabilizadas economicamente. Sendo assim, a população ainda não tem acesso a todas essas fontes.


Nenhum comentário: