O povo Bérbere:
Os bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como: objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas, etc.
Costumavam parar em oásis para obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças à resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico. Durante as viagens, os bérberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.
Os bantos
Este povo habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos bérberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca. Conhecia a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino (reino do Congo) que dominava grande parte do noroeste do continente. Viviam em aldeias que era comandada por um chefe.
O rei banto, também conhecido como manicongo, cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino. O manicongo gastava parte do que arrecadava com os impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais. Os habitantes do reino acreditavam que o manicongo possuía poderes sagrado se que influenciavam nas colheitas, guerras e saúde do povo.
Os soninkés e o Império de Gana
Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes). A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.
Costumes Do Marrocos
Casamento marroquino
O casamento no Marrocos , é algo extremamente diferente : o homem pode ter 4 esposas , mas a primeira esposa tem o direito de não querer que o marido só tenha ela de esposa e não é nem a mulher nem o homem que escolhem seus noivos , e sim os pais , ou os tios , muitas vezes acontece dos noivos só se conhecerem no dia do casamento , mas às vezes se conhecem antes . A cerimônia não é feita com os noivos juntos , o homem que vai se casar faz como se fosse um voto de confiança com o responsável pela noiva , enquanto isso , a noiva se arruma , e quando os dois dizem que aceitam se casar , a noiva entra , os dois dão uma volta no local em que está sendo a festa , depois sentam-se nas cadeiras e todos dançam , depois disso , eles levantam cada um em uma cadeira . Quando isso se acaba , os noivos tem a sua primeira noite com marido e mulher , os dois estão de roupa branca , o homem lava os pés da mulher e depois faz a reza à Alá , quando chega de manhã tem de provar a virgindade da mulher , caso isso não aconteça , a mulher é condenada a levar 100 chibatadas como traição .
As danças típicas do Marrocos
A dança do ventre é a dança específica do Marrocos , é dançada nas festas , e também é um divertimento nas casas , todas as mulheres de lá gostam de dançar dança do ventre , e quando dançam nas festas , tem que ter a saia muito longa , pois se a saia estiver com menos de 20 cm dá até mesmo cadeia é também comum a presença de véus de seda.
Roupas do Marrocos
As roupas no Marrocos tem uma característica : São vestidos mais longos , porque se usarem vestidos curtos elas são consideradas mulheres espetaculosas , e também é considerado um pecado(Haram) e também quando saem na rua , o vestido tem que ser mais longo ainda e sem mostrar os braços. Nas festas também os vestidos são compridos.Muitas delas usam a famosa burca.
Pulseiras do Marrocos
As pulseiras estilo marroquinas , tem uma característica muito forte : é uma pulseira comum sem a separação do anel , pois sempre ou vão ter pedras ou fios de metal ,etc . Não tem regra de cor , material ou utensílios que são colocados , exemplo : pedrinhas , pérolas , etc. Podem ser de ouro , prata , ou qualquer outro material.
O modo de comer e beber no Marrocos
No Marrocos , se come carne de carneiro, que é a carne mais consumida. Também é muito consumido o kibe crú, como o e outa comida muito comum é o couscous Quando eles estão à mesa , eles não comem com os talheres , como : garfo , faca e colher, eles comem com a mão, só que não é diretamente na comida, é com o pão, e o pão serve de talher. Quando estão comendo, há uma mesa bem mais baixa , que não fica à altura da cadeira, e sim bem abaixo. Também, tem as bebidas, muito comuns no Marrocos, como por exemplo chá e café. O chá é muito consumido. Em todas as refeições eles bebem o chá, e ainda depois das refeições eles tomam o chá. Eles tomam o chá no copo, então, eeles pegam o copo de uma maneira totalmente diferente.
As decorações no Marrocos
No Marrocos a presença dos tecidos nas casas é muito comum , eles utilizam exatamente como decoração , não só pendurados , mas também no teto da casa. Mas não só os tecidos que são ponto principal na decoração, também são os formatos das aberturas nas casas , ou seja , nas portas , ou em aberturas .
A religião muçulmana
O Marrocos tem uma única e exclusiva religião : A religião muçulmana. É uma religião muito dura e difícil de se seguir, tem que seguir o Alcorão, e respeitar , ex.: não comer carne de porco , ter 5 rezas ao dia , usar o véu e uma roupa longa , etc. E eles tem que se prostrar de joelhos e encostar a testa no chão , em frente à Mesquita. Eles tem que respeitar também o mês de Ramadã , que eles só comem no final do dia , isso também é do Alcorão.
"Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto.“
Nelson Mandela
Um comentário:
Os alunos estão de parabéns!! Gostaria de saber mais sobre a escola em que estudaram
Postar um comentário