Escola de Aplicação. 2º e 3° DIAS 26 E 27(2015) 7º ANO "B"
ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSORA IVONITA GUERRA COMPLETA 20 ANOS DE FUNDAÇÃO E REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS
Matemática e
suas tecnologias
Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de matemática aplicados
no cotidiano. Segundo os educadores ouvidos pelo G1, devem cair questões
contextualizadas que exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas,
grandeza em comparação, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.
As perguntas, segundo Otávio Rodrigues, vão buscar a interpretação
dos problemas matemáticos, fugindo da decoreba. “Será uma prova de raciocínio
lógico, uma matemática diferente da que estamos acostumados na escola. Cobra
conteúdos mínimos”, diz Mateus Prado.
Ciências
humanas e suas tecnologias
Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de história, sociologia,
geografia e filosofia. Devem aparecer questões sobre evolução tecnológica,
conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à
conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do
Idoso, entre outros.
“São temas da atualidade, do período pós-guerra, a partir de 1945.
Outra tendência é ter um tom mais critico e reflexivo”, afirma Rodrigues.
Linguagens,
códigos e suas tecnologias
Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de português,
literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. O aluno
poderia optar entre inglês e espanhol.
Caem mais questionamentos que exigem interpretação do que gramática,
segundo Mateus Prado. Ainda de acordo com ele, devem aparecer perguntas sobre
manifestação cultural, modernismo e novas tecnologias.
Neste campo, a exemplo do ano passado, devem aparecer textos
alternativos de revistas segmentadas, além de charges. “O aluno que tem uma
visão critica, que leu durante o ano bons jornais e portais, vai sair na
frente”, diz Otávio Rodrigues.
Ciências da
natureza e suas tecnologias
Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de química, física e
biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e
perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer neste
campo, além de temas sobre preservação ambiental, segundo os educadores.
A poucos dias do exame, Ernari Ferrara, diz que ainda dá tempo de se
preparar. “Quando assiste ou lê uma notícia o aluno deve buscar a relação com
varias matérias. O desafio é saber como ela pode ser aplicada no dia a dia.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário