Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

domingo, dezembro 22

EM DEZEMBRO 2013...Confraternização dos alunos 5º, 6º, 7º e 8º séries da escola Manoel Alves de Araújo EM VENTUROSA NO DISTRITO DO GROTÃO PERNAMBUCO do ano letivo de 2013...

 O Professor é aquele que sempre esta se atualizando e tenha a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e mistérios.
 O professor atua como um mediador e articulador do acesso das crianças que levem as crianças a desenvolverem o seu conhecimento.
Nas coisas pequenas, mais que nas grandes, muitas vezes reconhecemos o valor dos homens. Talvez eu represente apenas mais um que parte, mas na partida levarei saudades, deixando o meu agradecimento a todos pela ajuda e dedicação.

quarta-feira, dezembro 18

Qual é o maior problema no dia a dia escolar?



A avaliação é campeã de dúvidas, discórdias e desatinos. Precisamos refletir mais sobre o assunto. O modelo baseado em assinalar uma alternativa, em certo ou errado, em verdadeiro ou falso, não mede a atividade intelectual. Essa história começou quando o Brasil passou a selecionar alunos para o curso de Medicina, como nos Estados Unidos. Os saberes científicos podem ser medidos em falsos e verdadeiros, mas não os conteúdos de Filosofia, Língua Portuguesa, Pedagogia e História. É um absurdo o que se vê aqui. Até na Educação Infantil já se encontram vestibularzinhos. Esse erro a França não comete. É verdadeiro que o Sol se põe no oeste? Sob um ponto de vista, sim. Sob outro, não, já que o Sol não sai do lugar. O mundo do verdadeiro ou falso é do fanatismo e não da cidadania. Nega a reflexão e o saber e impede que os alunos leiam, escrevam e aprendam.

Sempre houve conflito entre quem ensina e quem aprende?

Sim, porque existe uma tensão que faz parte do ato pedagógico. O primeiro problema que o docente enfrenta é não produzir diretamente seu trabalho. Explico:
o que faz o aluno aprender é sua própria atividade intelectual, não a do mestre. O trabalho do educador é despertar e promover essa atividade. É assim, sempre foi e sempre será, em qualquer sociedade e época. Se o estudante fracassa, a culpa é do professor, por mais que ele não tenha o poder de enfiar o saber dentro da cabeça do jovem. Essa tensão se converte facilmente em conflito quando o aluno se sente pressionado ou enganado. Mas os conflitos nem sempre são negativos. Penso que é uma sorte viver tantas contradições. Para ser feliz é preciso renunciar a uma idéia enganosa de felicidade. O humor, a reflexão e o prazer são imprescindíveis para aceitar as diferenças e é isso que permite avançar. Já imaginou uma escola sem conflitos? Seria muito monótona.

Por que tantos professores criam imagem de um aluno ideal?


Essa questão é muito complicada. O professor espera encontrar em sala de aula um clone ideal dele mesmo, ou seja, uma pessoa que ele gostaria de ser: crítico, reflexivo, leitor e dedicado. Mas o professor também deseja alunos obedientes. E essa contradição é insolúvel. Como ser, ao mesmo tempo, obediente, crítico e inquieto com a realidade? Na verdade, os critérios estão quase sempre baseados no comportamento: muitos acreditam que o bom aluno é aquele que não atrapalha o andamento da aula, chega na hora certa, levanta a mão para fazer perguntas inteligentes e conta com o interesse dos pais pelos estudos.

Como fazer os alunos estudarem e os professores ensinarem de fato?



Há milhares de motivos pelos quais os jovens imaginam que a escola é o lugar do lazer e não do saber. É importante descobri-los, mais do que criticar. Os conflitos nascem quando o professor explica algo que não é compreendido. Ainda tranqüilo, e com outras palavras, ele explica de novo, e outra vez sem sucesso. Rapidamente, ele vai considerar o estudante um incapaz. O educador culpa o aluno, mas se sente fracassado também porque a turma não avança. O jovem, por seu lado, pensa que o professor não sabe ensinar. O clima fica tenso e uma coisa sem importância vira estopim para uma agressão verbal ou física.

quarta-feira, dezembro 4

Uma reflexão sobre a Educação Brasileira. "Sei que muitos dirão que as coisas estão mudando, mas será que estão mesmo?"

A evolução e a educação

EXTRA EXTRA EXTRA! A renda de uma empregada doméstica se aproximou da de um professor de escola pública...

EXTRA EXTRA EXTRA! 

Como você pode perceber, uma visão de mundo limitada cria uma vida limitada?




Portanto, ampliar sua vida implica ampliar sua visão de mundo. Se você está se dando conta de uma limitação na sua maneira de ver a vida, não se acomode. Você pode mudar. Comece com um simples exercício: pare um instante e analise uma meta que você tenha estipulado para sua vida. Agora, procure escrever o maior número possível de caminhos para alcançá-la. Quanto mais possibilidades, melhor! A seguir, aplique esse exercício em outras situações de sua vida. Aos poucos você vai criar o hábito de enxergar as inúmeras possibilidades que existem em cada situação...

segunda-feira, dezembro 2

NO SISTEMA EDUCACIONAL...O maior reconhecimento como professor são de alguns alunos....


Ser professor não é fácil", ouço isso sempre e as vezes concordo, mas nenhum trabalho é fácil, todo trabalho exige esforço e dedicação para ter um bom resultado.
Meu trabalho, muitos podem até pensar que é loucura dizer isso, mas eu entro em cada sala, e não olho pras coisas ruins, acho que o que vale a pena é o que merece atenção, então eu olho para o rosto dos meus alunos e vejo um brilho particular nos olhos de cada um, posso sentir que cada mente daquelas esta cheia de sonhos, vontade de vencer na vida, de ser feliz, e não existe maldade nisso por mais que o aluno seja um aluno indisciplinado, ele só precisa de uma chance e de alguém que o ensine o melhor caminho a ser seguido.