Total de visualizações de página

Professor

Minha foto
Garanhuns, Pernambuco, Brazil
• FORMAÇÃO ACADÊMICA. Instituição: UPE – CAMPUS GARANHUNS Curso: Licenciatura Plena em História (2007) Curso: Pós-Graduação Programação do Ensino de História (2009) ;• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Em diversas Escolas da rede pública. Período:18 anos

sexta-feira, abril 26

Dicas de Estudo - Orientações básicas para ter um bom desempenho no colégio ou na faculdade.


A seguir segue uma série de recomendações e orientações práticas para que você possa ter um bom desempenho escolar:


» Crie um horário de estudo diário para revisar as matérias do dia. Não deixe pra estudar tudo no dia anterior a prova.
» Estude num lugar calmo e sem barulho. Música durante o estudo? Só se for música calma e em volume baixo.
» Procure esclarecer todas as dúvidas com o professor durante as aulas ou dias de reforço.
» Alimente-se antes de ir ao colégio. Com fome fica mais difícil aprender.
» Procure desenvolver todas as atividades propostas pelos professores e participar dos trabalhos.
» Realize atividades físicas, pois uma boa saúde corporal é fundamental para um bom desempenho na escola.
» Procure dormir no mínimo 8 horas por dia para não ter sono durante as aulas.
» Acompanhe os telejornais e leia revistas e jornais. Um aluno atualizado sempre tem um bom desempenho no colégio.
» Use e abuse do dicionário, pois só assim você irá aumentar seu vocabulário e entender melhor os textos.
» Aproveite bem as férias e feriados. O lazer é fundamental para recarregar as baterias e chegar disposto ao colégio.
» Procure ter uma vida agradável no colégio, faça amigos e aproveite as atividades extraclasses

Elaborando um bom Trabalho Escolar...


Orientações importantes


» Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.

» Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.

» Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.

» Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.

» Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

» Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.

» Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências  e fontes de informação.

» Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.


» Divida seu trabalho em partes:

1º - Índice : relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.

2º - Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.

3º - Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.

4º - Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.

5º - Bibliografia : não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.

quarta-feira, abril 24

Troféu Mau Educado... Para muitos alunos e ex-alunos....




Ao professor cabe ensinar e educar o intelecto, a parte didática o conhecimento cientifico e no máximo exigir disciplina. Mas certo ou errado, caráter, respeito ao outro, quem tem que passar são os pais. Até mesmo porque se um professor hoje no Brasil falar mais alto com um aluno corre o risco de ser agredido pelo próprio aluno ou por seus pais que não admitirão que seus filhos sejam expostos de tal maneira, então como educar sem ter poder para isso?

 Nossos professores precisam é de respeito, respeito dos pais, dos alunos e principalmente dos políticos que deveriam no minimo dar condições de trabalhos mais dignas para quem nos prepara para assumirmos o futuro do Brasil, se querem que os professores eduquem dêem a eles poder para tal. É o que eu penso, e aqui meu ponto de vista não poderá ser apagado, afinal este é um espaço realmente democrático.

segunda-feira, abril 8

Gratidão gera Gratidão... ESCOLA MANOEL ALVES DE ARAÚJO – VENTUROSA - PE


Gratidão gera Gratidão...

A gratidão é o único tesouro dos humildes.
William Shakespeare
ESCOLA MANOEL ALVES DE ARAÚJO – VENTUROSA - PE
Muito OBRIGADO aos alunos da 6º Série pelo esse presente de GRATIDÃO, que nos professores tivemos com eles pela distribuição dos Ovos de Páscoa na escola esse ano(2013).
Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante

sexta-feira, abril 5

Como Professor...



Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais...